sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Receita Veggie

Pra comecar, hoje quero postar uma receita que fiz e foi um grande sucesso.
Tenho procurado cada vez mais, comer cada vez menos carne. Principalmente a vermelha. Aquela que quase muge e eu gosto imensamente; mas por uma questao energetica, acredito que nao seja o ideal para o meu corpo.
Por conta disso, tenho me emprenhado em algumas receitas vegetarianas... e nao e' que estou me surpreendendo? :)
Novidade que trouxe a mesa foi o tofu, que pra quem nao sabe, e' um alimento produzido a partir da soja e e' rico em proteina. Uma coisa muito interessante nele, e' que ele nao tem gosto a principio, portannnto, ele fica com o gosto que seu tempero for capaz de criar - sacou?! =p
Pois la' vai a receita:

Tofu com espinafre e cogumelos


Ingredientes (para 6 pessoas):
2 colheres (chá) de azeite
1 cebola picada
200g de cogumelos diversos
200g de abóbora picada (pequenos cubos)
1 cenoura picada (pequenos cubos)
400g de espinafre picado
1 colher (chá) de alho
700 gramas de tofu esfarelado (eu cortei em pequenos cubos)
1/2 xicara de molho de soja

Por conta propria, acrescentei:
60 gramas de Nozes (coloquei a olho, mas chuto 60, rs)
Um talinho medio de majericao fresco

Preparação:
Pre' cozinhar a cenoura e a abobora ja' picados - deixar ao dente para nao tirar muito de seus nutrientes. Dourar a cebola, os cogumelos, a abóbora e a cenoura no azeite em fogo médio durante 5 minutos. Adicionar o espinafre, os temperos e cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Misture o tofu esfarelado (ou em cubos), as nozes, o majericao e o molho de soja e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Servir preferencialmente quente.

Acredito eu que esse seja um prato completo, sem necessidade de acompanhamentos. Mas para quem e' viciado em arroz como minha mae, acho que nao tem contra indicacoes, rs.

Espero que gostem muito!
E quando reproduzirem, me contem como foi!
Bacios!

4 comentários:

  1. meu! trocar carne vermelha por tofu!!
    tô fora!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha.... eu sei bem que isso nao faz sua cabeca, rsrs.. cada um com sua sentenca, nao e'? :****

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, Juju! Vou fazer esta semana, depois te conto! Vc usou shimeji e shitake?

    ResponderExcluir
  4. Use portobello, cremini, button e champignon - que sao os mais faceis de achar aqui. Achei ontem shimeji, mas foi numa loja de artigos arabes (acredita?); mas tenho ctz que ficara' otimo com qualquer um! Espero noticias do teste, rs
    Beijao amiga!

    ResponderExcluir