terça-feira, 14 de dezembro de 2010

De uma rasteira na Ansiedade!

Pernas inquietas, unhas roidas, respiracao ofegante, coracao acelerado, pensamentos beirando a velocidade da luz. Nao ha' como negar - a ansiedade esta' instalada. Mas nao se sinta envergonhado se, alem de protagonizar acoes desse tipo em seu dia a dia, ainda costuma abocanhar uma bela porcao de doce na tentativa de acalmar os animos. Acredite, voce NAO esta' sozinho. A ansiedade se tornou, sem exagero, uma epidemia dos tempos atuais, pautados por mudanças rapidas e multiplas tarefas que sao ditadas pela pressa e por altos niveis de cobrança. Ja' que e' tao dificil escapar das garras dessa invasora que tanto mal causa 'a saude física e emocional, tratemos de desmascara-la. Sim, ela tem muitas faces - e e' otimo que saibamos identifica'-las. Afinal, temos de conhecer as taticas do inimigo se quisermos derrota'-lo.
A ansiedade esta' ligada por exemplo 'a mudanca, o que gera insegurança, pois toda transicao acarreta incertezas. O medo em relacao ao futuro esta' na base da ansiedade, pois queremos planejar a vida, ter tudo sob controle, o que gera um estado de inquietacao, muitas vezes, incontrolavel.

Se continuarmos retirando os disfarces dessa impostora, iremos encontrar uma serie de nuances. Ela pode ser ainda provocada por excesso de preocupacao, por sempre focarmos o aspecto negativo das situacoes, por impaciencia em relacao aos processos da vida, que possuem ritmo proprio, por medo de se expor, caso dos timidos e inseguros, e também por criarmos expectativas demais em relacao aos nossos objetivos.
Feito esse reconhecimento inicial, nao e' dificil concluir que o tal bicho de sete cabeças nada mais e' que uma criatura forjada por nos mesmos - a maneira qual respondemos 'as demandas do mundo e 'as nossas cobrancas internas.

Os problemas comecam a aparecer quando esse estado se prolonga indefinidamente. A ansiedade cronica traz prejuizos silenciosos 'a saude psiquica e fisica, podendo ate' resultar em problemas, como ataque de panico, estresse agudo, gastrite, entre outros. Mesmo que nao atinjamos esse patamar de extremo desconforto, a ansiedade pode ter consequencias devastadoras para o organismo. Ela gera tensao, dores no corpo, sensacao de vazio no estomago, coracao batendo descompassado, aperto no torax, aumento da transpiracao, falta de ar e esgotamento. Impossivel sair imune desse bombardeio.
Sem falar dos danos causados por entraves de ordem comportamental. A ansiedade exacerbada acarreta baixa autoestima, insegurança, sensação de fracasso e ate' depressao. Sentimentos que abalam a autoconfiança, comprometendo, assim, a 'performance' na vida pessoal, social e profissional. Vale lembrar que, por nao conseguir pensar claramente, os ansiosos tambem costumam tomar decisoes precipitadas, alem de se colocarem em reais situacoes de perigo - quem nao esta' presente no aqui e agora esta' sujeito a 'acidentes'.

Claro que nem todos reagem da mesma maneira 'as imposicoes da vida. Ha' perfis mais suscetiveis 'a ansiedade do que outros. Pessoas perfeccionistas ou exigentes em demasia, pessoas muito competitivas ou ate desorganizados em relacao ao proprio tempo, costumam ser alvo facil da ansiedade. No entanto, e' preciso levar em conta, alem do temperamento e o ambiente em que a pessoa vive.

A tarefa crucial para recuperar o equilíbrio e' aprender a lidar com a desordem interna que tantas vezes toma conta da gente - acredite, voce pode domar a fera. Para comecar a inverter esse jogo, e' necessario manter-se atento ao que se passa fora, mas principalmente dentro de voce. Perceber as nuances da mente e os momentos os quais a ansiedade comeca a tomar conta. Como todos os sentimentos 'ruins', e' imprescindivel que voce consiga se distanciar dos mesmos - quase como se ocorresse com outra pessoa - e entao observar. E' preciso tambem estar no presente o maximo possivel; sempre que se perceber devaneando, no passado ou no futuro, o traga novamente para o presente - preste atencao ao que esta a sua volta e ao seu corpo, preste atencao ao momento em que esta' vivendo agora e participe disso!

Nesse contexto, tecnicas de ioga, meditacao e relaxamento podem ser de grande valia. A meditacao orienta a experiencia do momento presente, aumenta o estado de alerta e atencao plena e ainda facilita o contato consigo mesma, trazendo a sensacao reconfortante de segurança, paz e serenidade.
Mas nada de esperar resultados imediatos - segure a impaciencia. Ao iniciar essas atividades, e' importante criar o habito por mais dificil que seja, pois da mesma forma que para crescer um musculo leva algum tempo de musculacao, para trabalhar suas caracteristica psiquicas e espirituais também.
A respiracao, e' um antidoto ao alcance de todos nos e um bom ponto de partida. Quando inspiramos e expiramos profundamente, por alguns minutos, os pensamentos vao automaticamente se acalmando.

Por sua vez, adicionar 'a rotina programas prazerosos e restauradores e' de grande valia. O tempo qualitativo e' aquele dedicado a atividades criativas e relaxantes, capazes de reduzir os niveis de ansiedade. Em termos comportamentais, devemos nos esforçar para 'reprogramar' a mente, de maneira que novas atitudes possam emergir. E' fundamental repensar a vida e hierarquizar o que realmente tem valor por ordem de prioridade.

Espero ter conseguido ajudar com essas singelas palavras.
Nasmate :)

2 comentários:

  1. Ei, feito para especialmente para mim?!? rs
    Thanks Sis.

    ResponderExcluir
  2. Uhum :)
    Especialmente pra voce, pra mim e pra quem se identificar :)
    Fico feliz que tenha gostado irma =**

    ResponderExcluir