domingo, 19 de dezembro de 2010

Cade o botao que desliga minha mente?

E' impressionante como e' dificil nao fazer nada. Quado digo nao fazer nada, quero dizer exatamente nada.
Tente por exemplo, sentar em sua cama ou no sofa' de sua sala quando a casa estiver vazia e simplesmente ser. A unica coisa que voce devera' fazer e' isso: estar sentado; mas nessa brincadeira, nao vale sentar e ficar processando a mente como de costume - a ideia e' cessar as atividades externas e internas.
Entao de repente comeca a surgir uma inquietacao. Tua mente comeca a querer tomar conta da situacao porque ela se sente sufocada, entao comeca a dizer pra voce a quantidade de coisas que tem a fazer, ou repassar um acontecimento recente na propria "tela" ou ainda planejar os proximos passos de algum projeto em andamento.
Mas entao voce se da' conta de que ela esta' devaneando e seu intuito nao era esse, mas sim, somente sentar-se e ser. So' que o incomodo vai crescendo, pois voce comeca se lembrar de algo que precisa fazer e esta' a 10 passos de onde sentou-se - o que voce faz? Acaba eventualmente se esquecendo da proposta inicial e se atira em qualquer uma dessas atividades 'pendentes' e proximas a voce.
Tem horas que isso parece um ciclo infinito.
Mas tenho descoberto recentemente a capacidade enorme que a respiracao tem de nos trazer e manter (ao menos por maior tempo) no momento presente e tambem sentindo nosso proprio corpo. Quando voce toma consciencia - mesmo que por poucos momentos - do seu corpo, comeca a ficar mais simples se manter no Aqui e Agora. Vem a percepcao de que realmente a unica coisa que existe, e' o que esta' acontecendo nesse exato momento.

Ok. Mas porque e' que a mente nao para por segundo algum, em tempo nenhum?
Porque para se manter viva, a mente precisa se movimentar, consequentemente ela sempre quer fazer alguma coisa - seja de forma subjetiva, nos incessantes pensamentos do passado pro futuro, do futuro pro passado, ou entao atraves de comparacoes e identificacoes com situacoes absurdas...  mas tambem de forma objetiva, realizando alguma acao, pois desse modo o credito vai para o ego. Se voce simplesmente seguir a mare', o credito vai para a mare', nao para voce. Se voce nadar, voce pode ter um ego maior: "Eu consegui atravessar o canal da Mancha!".

Mas confesso que tem dias que me sinto exaustivamente cansada com seu funcionamento. Desejo profundamente um botao "desligue essa mente ordinaria".
A verdade e' que muita energia e' desperdicada nesse modo ininterrupto de processamento. A mente e' uma das coisas mais maravilhosas que temos, mas precisamos reaprender a usa-la de forma benefica a nos proprios.
Quando voce olha para qualquer coisa que seja, voce esta' lançando uma certa quantidade de energia. Se voce ao olhar, processa N pensamentos e julgamentos a respeito de tal coisa, entao ha' um gasto ainda maior de energia. Tente apenas olhar. Nesse momento, lembre-se no maximo de si mesmo, de sua respeiracao, de seu corpo. Espere, fique silencioso... e entao podera' haver uma chance de que voce avance mais um passo em relacao a sua percepcao sobre voce mesmo e sobre o momento presente. E você ficara' surpreso; conhecera' uma energia sutil fluindo ao seu redor e dentro de voce - que sao exatamente as mesmas coisas: a vida, o universo... tudo como uma unica unidade.
E um so' momento como esse, e' o suficiente para continuar se auto trabalhando por muito e muito tempo. As vezes desviamos do caminho, as vezes pegamos  um caminho errado achando ser um atalho e entao temos que regressar para recomecar... ou ainda, por vezes sentamos no chao desse caminho completamente desiludidos sem entender mais nada do que eventualmente ja' estava claro; mas a vida e' assim mesmo. Picos e vales, amor e odio, coragem e medo - dualista. Aprendemos o que e' algo, normalmente quando conseguimos relacionar seu oposto.
E ai esta' toda beleza dela; eu quero muito mais disso tudo :)

Otima semana a todos nesse mundo!
Namaste :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário