quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Da'-lhe WikiLeaks!

E' impressionante como sofremos de todos os lados, de todas as partes, variadas forma de controle.
Os "grandes homens" - da politica, das religioes.. cia - descobriram cedo que se voce quer dominar a humanidade, deve torna-la fraca, faze-la sentir culpada, nao mercedora, destrir sua dignidade, tirar-lhe toda gloria, humilha-la. E o pior de tudo e' que encontraram formas tao sutis de fazer isso ou possuem uma esperteza bem sub humana, que na maioria das vezes nos nem se quer percebemos isso.
Mas dai, ainda bem, existem pessoas um pouco mais perceptivas a respeito.

Muito me chamou atencao por esses dias, esse caso do Julian Assange - criador do site WikiLeaks. Pra quem nao sabe, WikiLeaks e' uma organizacao transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suecia, que publica, em seu site, posts de fontes anonimas, documentos, fotos e informacoes confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensiveis. Sendo que um ponto de extrema importancia, e' a privacidade de seus usuarios, portanto, garantir que seus posts nao sejam rastreaveis. E entendam: "assuntos sensiveis" justamente como aqueles que fazem "os grandes homens" tentarem - e muitas vezes conseguirem - a manipulacao da massa.
Bem, dei uma lida por cima no site e achei fantastico.
Um australiano tentando sair da massa controlada, inicia esse site a fim de abrir a cabeca de cada um de nos, procurando mostrar varios lados obscuros existentes nos mais variados lugares, onde nem se quer cogitamos.
Enfim. O que ocorreu esses ultimos dias, foi que o WikiLeaks publicou informacoes altamente sigilosas sobre a diplomacia norte-americana. A seguir, esta uma sintese do conteudo:
Os Estados Unidos pediram aos seus diplomatas para roubarem material pessoal e informações aos responsáveis da ONU e a grupos de defesa dos direitos humanos - incluindo ADN, impressões digitais, scans da íris, números de cartões de crédito, palavras-passe da internet e fotografias de identificação -, em clara violação dos tratados internacionais;
O rei Abdullah da Arábia Saudita pediu aos Estados Unidos para atacarem o Irão; e oficiais na Jordânia e no Bahrain querem o programa nuclear iraniano parado quaisquer que sejam os meios usados;
E por fim, a aspectos relacionados com intervenções militares junta-se o esforço de Washington para encerrar Guantanamo: Obama concordou encontrar-se com o Presidente esloveno apenas se a Eslovénia aceitasse receber prisioneiros e foram oferecidos milhões de dólares ao Kiribati para aceitar detidos.

Percebem? Manipulacao e exploracao em alta escala e extremamente abusiva.
O governo estadunidense, pelo menos desde 1945 – ao fim da guerra – passou a se considerar "a policia mundial", porque se sente com o direito e a força para intervir em todas as nacoes do mundo. Por isso, Hillary Clinton ordenou, a seus diplomatas na ONU, espionar e transmitir informacoes, inclusive privadas, dos funcionarios dessa organizacao e dos representantes de varios paises, para avaliar o que realizaria o Conselho de Seguranca. Dessa forma que apareceram os 250 mil documentos secretos publicados pelo Wikileaks, esse site maravilhoso. E' a primeira revelação massiva das comunicações secretas do Departamento de Estado estadunidense e comecaram a ser divulgados por The New York Times, The Guardian, Le Monde, El País e Der Spiegel.  
Quem imaginaria que a internet, que o poder capitalista controla em todos os paises e serve como veiculo de imposicao da ideologia dominante, iria servir como um veiculo que ajuda as lutas sociais pela libertacao dos povos?
Pois a Wikilik – despindo e batendo de frente com o imperialismo – esta dando o exemplo do muito que se pode fazer, neste meio de comunicacao para denunciar o sistema de manipulacao e exploracao e, ao mesmo tempo, passando por cima dos meios de informacao a servico dos empresarios e dos governos. Por isso, devemos fazer tudo para fortalecer e enriquecer com nossos trabalhos e opinioes nas redes.  

Obama e compania tem contestado o WikiLeaks dizendo que "a divulgacao nao autorizada de documentos oficiais e de informacoes delicadas, de segurança nacional, poem em risco os nossos diplomatas, profissionais de inteligencia e pessoas de todo o mundo que pedem ajuda aos USA para promover a democracia".
Mas pergunto: qual democracia meu caro? E alem do que, quem nao deve, nao teme. So' que ha' muito tempo, dessde da epoca do Tratado de Versalhes, nao parece ser o caso dos Estados Unidos.
O império estadunidense continua sendo o mais poderoso do planeta, assim como a China, o Japão e a Europa são seus mais poderosos 'competidores'. Em vista disso, Julian Assange esta' detido na Inglaterra; Interpol expediu um pedido internacional de prisão contra ele, devido a acusações de estupro e abuso sexual feitas por duas mulheres suecas.
E' uma historia bem esquisita, daquelas que voce ouve falar mas parece inventada. Pelo que entendi, teriam praticado sexo sem camisinha e a promotoria questiona se nao pode ter havido abuso, ja' que sexo consensual a principio usa-se a mesma. Aff. Mas o conflito instalou-se mesmo na duvida se isso (sexo sem camisinha) realmente aconteceu ou se as denuncias foram feitas por conta de ciume provocado nessas mulheres quando descobriram que ele estaria mantendo caso com ambas, que e' o que o defensor dele alega. Aff(2).
Mas o ponto e': essa historinha mais me soa uma armacao. Do tipo "precisamos encontrar um motivo para podar esse cara e tirar ele de circulacao". Entao o grande Estados Unidissimos deve ter dado o 'start' e conseguiu o apoio das outras nacoes envolvidas.
So' que ter como base de sua estrutura moral (entre outras) a manipulacao e a exploração, faz com que sua estrutura nao seja solida - mais uma vez estamos podendo constatar atraves dessas informacoes vazadas; portanto, tenhamos mais atencao, mais vontade e mais acao. Reclamar apenas nao muda em nada o cenario.

Precisamos aprender a nos despir das mentiras alheias impostas a nos. Vamos deixar de mentir, de lubridiar, de tapar o Sol com a peneira. Nunca havera' energia suficiente para lutar pelo que se deseja se nao nos despirmos de toda expectativa gerada pelos outros - sejam governantes, religioes, familia ou amigos - e sem perceber voce acredita que sejam suas. Isso serve em todos ambitos da sua vida. Precisamos arriar a carga e dizer a eles que sigam seus proprios caminhos.
Em sanscrito, existe uma palavra chamada "alaya vigyan" que quer dizer: a casa cujo porao voce vai juntando todas as coisas que gostaria de fazer, mas que nao pode por conta das condicoes sociais, da cultura, da civilizacao... essa coisa vao se acumulando ai e comecam num dado momento, afetar indiretamente suas acoes, sua vida; isso e' perigoso, e' arriscado manter todas essas inibicoes dentro de voce. Uma pessoa enlouquece justamente quando nao tolera mais isso - todas as repressoes chegam a um ponto o qual voce nao consegue mais controla-las.
O que de mais importante fica nisso tudo e' a atencao muito alta que precisamos ter a aspectos externos e internos. Nao temos mais tempo para viver de forma inconsciente - a vida, a evolucao precisam andar! Nao horizontalmente, mas verticalmente. E para isso temos que encontrar a cada dia nossa propria verdade, respeita-la acima de tudo, lutando bravamente para mante-la - custe o que custar.

Ah sim, e ainda em tempo, quero parabenizar nosso presidente Lula, por ter se colocado de forma tao coerente e translucida a respeito do assunto. Para quem tiver curiosidade, segue o link:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lula-presta-solidariedade-ao-wikileaks-e-defende-liberdade-de-expressao,651724,0.htm

Abracos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário