sábado, 16 de outubro de 2010

A necessidade da mente

E' impressionante com que facilidade as pessoas - incluindo eu - ficam aprisionadas nas armadilhas dos seus pensamentos.

Como a mente humana, para manter-se viva, tem uma imensa necessidade de saber, de compreender e de controlar, ela confunde as opinioes e pontos de vistas com a verdade. A mente afirma "as coisas sao exatamente assim". Precisamos ir alem dos nossos pensamentos para perceber que, ao interpretar a nossa vida, ou a vida e o comportamento do outro, ao julgar qualquer situacao, estamos expressando apenas um ponto de vista entre muitos possiveis. Nossas opinioes e pontos de vista nao passam de um punhado de pensamentos. Mas a realidade e' outra coisa... ela e' um todo unificado em que todas as coisas se interligam e nada existe em si e por si. O pensar fragmenta a realidade, cortando-a em pequenos pedacos, em pequenos conceitos.

A mente pensante e' uma ferramenta util e poderosa, mas torna-se muito limitadora quando invade completamente a nossa vida, impedindo-nos de perceber que a mente e' apenas um pequeno aspecto da consciencia que somos.

E por fim, que fique claro: eu entendo as coisas dessa forma por pequenos flashs ou insights que me vem.... sao kenshos que me dao uma minima parte da luz da consciencia ... para eu saber por onde andar, para que lado ir ou para entender o porque disso tudo aqui. Obrigada =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário