quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A aceitacao do agora

(Alguns posts irao sem corretor ortografico, portanto sem os acentos do portugues - o teclado americano nao gosta deles!)

"Para muitas pessoas, a entrega talvez tenha conotacoes negativas, como uma derrota, uma desistencia, uma incapacidade de se reerguer das ciladas da vida, certa letargia, etc. A verdadeira entrega, entretanto, e' algo completamente diferente. Nao significa suportar passivamente uma situacao qualquer que nos aconteca e nao fazer nada a respeito, nem deixar de fazer planos ou de ter confianca para comecar algo novo.
A entrega e' a sabedoria simples mas profunda de nos submetermos e de nao nos opormos ao fluxo da vida. O unico lugar em que podemos sentir o fluxo da vida e' no Agora. Isso significa que aceitar e' entregar o momento presente sem restricoes e sem nenhuma reserva. E' abandonar a resistencia interior aquilo que e'. A resistencia interior acontece quando dizemos nao para aquilo que e', atraves de nosso julgamento mental e de uma negatividade emocional. Isso se agrava especialmente quando as coisas 'vao mal', o que significa que ha' um espaco entre as exigencias ou expectativas rigidas da nossa mente e aquilo que e'. Esse e' o espaco do sofrimento. E' precisamente nesses momentos em que a entrega tem que ser praticada, caso queiramos eliminar o sofrimento e as magoas da nossa vida. A aceitacao daquilo que e' nos liberta imediatamente da identificacao com a mente e nos religa com o Ser. A resistencia e' da mente.
A entrega e' um fenomeno puramente interior. Isso nao quer dizer que nao possamos fazer algo no campo exterior para mudar a situacao. Na verdade, nao e' a situacao completa que temos que aceitar quando falo de entrega, mas apenas o segmento minusculo chamado Agora.
Por exemplo, se voce estiver atolado na lama, nao tem de dizer "esta' bem, me conformo de estar atolado nessa lama". Resignacao nao quer dizer entrega. Voce nao precisa aceitar uma situacao indesejavel na sua vida. Nem precisa se iludir dizendo que nao tem nada errado em estar atolado na lama. Nada disso. Voce tem completa consciencia de que deseja sair dali. Entao reduz a sua atencao ao momento presente, sem atribuir a essa situacao nenhum rotulo mental. Isso significa que nao existe nenhum julgamento do Agora. Em consequencia, nao existe nenhuma resistencia, nenhuma negatividade emocional. Voce aceita a 'existencia' do momento. A seguir toma uma atitude e faz tudo o que puder para sair da lama. Isso funciona muito mais do que uma acao movida por algo negativo dentro de ti, como a raiva, o desespero ou a frustracao.
Nao se entregar endurece a forma psicologica, a casca do ego e assim cria uma forte sensacao de separacao. O mundo e as pessoas a sua volta passam a ser vistos como ameacas. Surge uma compulsao inconsciente para destruir os outros atraves do julgamento e uma necessidade de competir e dominar. Entao o medo passa a governar a sua percepcao e a interpretacao das coisas. Em estado agudo, e' o que conhecemos como paranoia.
A resistencia faz com que tanto sua mente quanto seu corpo fiquem mais 'pesados'. O fluxo de energia vital, essencial para o funcionamento saudavel do corpo, fica prejudicado. E apenas a entrega trata a causa disso tudo... todo o resto e' apenas paliativo.
Porem existe uma coisa dentro de cada uma de no's, que nao e' afetada pelas circunstancias transitorias que constroem a sua situacao de vida, e que voce so' tem acesso atraves da entrega. Trata-se da sua vida, do seu proprio Ser, que existe no eterno dominio do presente. Encontrar essa vida e' 'a unica coisa necessaria' de que Jasus falava."

                                                                             Eckhart Tolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário