quarta-feira, 20 de julho de 2011

Participacao / Meditacao

A participacao completa - seja da natureza, seja quando ouve um amigo, seja quando toma banho, seja quando pratica um esporte - apenas e' possivel se a mente nao esta presente. So' dessa forma voce consegue realmente sentir e entender essa 'outra coisa' que esta fora de voce; e o mais ironico e curioso e' que quando voce consegue fazer isso, voce se torna uno com tal coisa, entao a divisao desaparece - voces serao a mesma coisa, uma totalidade.
E com a mente isso nao e' possivel, porque ela e' comandada pelo ego em nosso estado atual de vida. E o ego somente sobrevive em movimento; tudo o que ele quer e' avaliacoes, comparacoes - seja de voce mesmo com outras pessoas ou seja em nivel de "bom ou ruim", "melhor ou pior", "gosto ou nao gosto".... porque e' nesse momento que seu sentido de Eu atraves do ego entra em acao e esse Eu, e' completamente ilusorio; se voce nao consegue esquecer-se dele por pouco tempo, nunca voce permite que tal coisa seja como realmente e'... porque a Sua verdade, estara' sempre se sobrepondo a verdade do outro e/ou da vida.
Enquanto isso ocorre, voce ficara' com um baixo auto conhecimento e nunca podera' mergulhar em si mesmo - no seu Eu verdadeiro - que e' a mais bela das viagens que podemos fazer.
E e' exatamente disso que se trata a meditacao - atingir um estado de "nao-mente", para sem interferencias, se descobrir. Se voce nao e' capaz de sentar-se e manter sua mente quieta, entao comece por essa possibilidade de se aprofundar tanto quanto possivel nas suas atividades diaria, sem a interferencia da mente. Provavelmente, para a maioria - assim como foi/e' para mim - isso tambem sera' de grande dificuldade, mas com algum tempo, vamos tomando pratica e ultrapassando os limites. Voce vera' que a cada vez que for capaz de se entregar, sem deixar que sua mente interfira, uma subita alegria brotara' dentro de ti, trazendo mais e mais incentivo para a caminhada do auto conhecimento.

"Tudo que voce fizer e puder se tornar a acao, se doando por inteiro e portanto, sem se lembrar de si mesmo, isso se tornara' meditacao". By Osho

Um comentário:

  1. Que legal este "ponto de vista"! Que maneira formidável de auto conhecimento...esquecer da mente, não pensar em nada nem em si para encontrar quem? Si mesmo...!
    Muito difícil esta empreitada não prima?

    beijos com saudades!!!

    ResponderExcluir