sábado, 16 de julho de 2011

Escolhas

Esses dias eu estava rindo sozinha, maravilhada com a ironia que a vida tem que nos faz aprender tanto.
No inicio do meu namoro com o Mateus, lembro-me de sentir incomodada algumas vezes porque em muitos momentos, ele nao dizia o que queria fazer, ou comer, ou ter.... simplesmente dizia "tanto faz". Ate' que um dia falei pra ele "Voce nao tem opiniao? Muitas vezes voce diz que 'tanto faz'.. ou seja, quase sempre pode ser o que eu quero..!". E ele, em sua - quase - infinita gentileza, me disse algo como "nao e' isso, mas sim, que realmente nao faz diferenca" ... e confesso, nao tive a compreensao da sua verdade. Bem, nao que eu tenha hoje, mas ao menos minha visao mudou completamente...
Hoje, todo meu esforco e' para nao ter resistencias. Aceitar de forma completa e tranquila o que a vida traz. Quando voce escolhe, voce automaticamente cria uma divisao dentro de voce - pois se o que voce deseja nao acontecer, entao voce esta fadado a decepcao, ao fracasso.
Toda vez que preferimos algo, ficamos tensos; se nao ha preferencias conseguimos ficar relaxados e abertos - e apenas dessa forma, conseguimos ter mais visao e clareza da vida... pois dessa forma, nao estamos carregados de nuvens e sonhos.
A menor distincao, a mais leve escolha, e voce fica dividido. Entao voce tera' um inferno e um paraiso... e entre esses dois, voce ficara' esmagado.
Se quiser enxergar a verdade, entao nao se prenda a nenhuma opiniao a favor, nem contra. Prossiga sem opiniao; sem opiniao sobre a verdade, pois esta abomina opinioes, filosofias, teorias, doutrinas, escrituras. Tudo isso e' uma grande tolice. Somente voce acha necessario porque nao consegue entrar em contato com seu proprio Ser, com sua propria verdade.
O quanto pudermos nos despir de nossos desejos, melhor sera'. Diz-se que o caminho pro inferno, e' repleto deles; desejos bons, esperancas, sonhos, arco-iris, ideias... tudo porque voce hoje, do jeito que esta, nao tem qualquer tipo de contato com seu Ser. Nao consegue perceber que seu mundo interior e' incomparavelmente maior do que seu mundo exterior.
Saiba que o caminho para o paraiso e' completamente vazio. Quanto mais alto quiser chegar, mais leve precisa estar. Deixe de lado toda carga - ela e' completamente desnecessaria. E todas as opinioes pesam em voce... nao sao como asas, mas sim como pesos invisiveis. A verdade nao e' vista com opinioes... nem contra, nem a favor. Sem opinioes, sem pensamentos, sem filosofias; apenas va' ver o que e' sem qualquer tipo de tendencia ou preocupacao. Entenda finalmente: a luta entre o que se gosta e o que nao se gosta e' a doenca da mente. E' o que cria divisao na mente, e' o que cria fragmentacao no seu Ser. Voce gostaria de nao ter tantas vozes falando dentro de voce, mas voce segue irrigando as divisoes, as preferencias, os gostos e as aversoes. Quanto mais voce usa a mente nessas situacoes, mais ela se fortalesce.
Sei bem que e' muito dificil reverter esse processo tao incrustado dentro de nos. Nos perguntaremos "e o que ira acontecer com o que nos pertence? O que acontecera' com nossas crencas? O que vai acontecer com nossa religiao?...." Preciso dizer: essa e' a maior parte da carga que carregamos por toda essa vida e e' o que torna nossa vida tao miseravel. Livre-se delas e as deixe ficarem livres de voce.
Mas ja adianto: a unica forma de superar isso tudo e' entender como funciona esse processo. E' preciso olhar diretamente para a superficialidade disso tudo. E' preciso apenas fechar os olhos e ficar atento a isso tudo dentro de voce. E quando voce sente uma pontinha da verdade, a doenca comeca a desaparecer.
E' preciso ter esse entendimento: ninguem criou essa confusao a sua volta, isso e' responsabilidade sua - e' sua doenca de preferir, de escolher. Nao escolha, aceite a vida como ela e', em sua totalidade. Aprenda a olhar o todo: felicidade e infelicidade juntas, agonia e extase juntos, alegria e tristeza juntos... se conseguir fazer isso, entao o que tera' pra escolher? Nao ha' como ter um sem o outro, nao e' parte da natureza da vida. Entao, sera' nesse momento que a escolha ira' cessar. Nao sera voce quem estara' fazendo ela sumir, pois se tentar fazer isso, sera uma escolha - esse e' o paradoxo... significara' que escolheu a favor ou contra.
Simplesmente entenda e a verdadeira aceitacao transforma-se em desaparecimento das escolhas - de forma tranquila. E nesse momento, voce pode rir... rir profundamente e pedir uma xicara de cha - apenas para celebrar.

Namaste :)

Um comentário:

  1. Ou então esse "tanto faz" pode ser porque sou libriano. rsrs
    Hoje entendo que ter opinião é importante quando estamos diante de situações em que a não-escolha não é uma escolha válida. Por isso, entendo sua ansiedade com algumas situações de não-escolha que vivi.
    O que temos que aceitar é que nem sempre nossas expectativas serão cumpridas, nossas escolhas serão as mais felizes ou nossos caminhos serão os menos tortuosos. Mas quando sabemos que podemos fazer melhor, aí não podemos aceitar não...

    ResponderExcluir