segunda-feira, 25 de julho de 2011

Inveja boa (??) (!!)

Honestamente: Pare para pensar por alguns momentos e me responda "Ha' algum tipo de inveja que seja boa?"
Hoje ouvi uma que ha tempos nao ouvia... "ah que invejinha branca..".
Hm.
Respondi com todo o meu Ser "Desculpe, mas quer me explicar o que e' uma inveja branca?"
A pessoa "Ah, uma inveja que nao e' ma', que nao tem intencao de fazer mal a ninguem..."
Eu "Hmmm.... nem a voce mesmo?"
Ela "Ah... ahn.... bem..."

Sinceramente nao tive vontade de esperar a resposta porque nesse momento eu ja' estava tomada por minhas percepcoes.

Primeiro de tudo: como e' dificil para o ser humano pensar por si proprio. Sair repetindo o que se ouve por ai, sem nem ponderar por miseros minutos qual a verdade disso pra si mesmo, mostra a tamanha covardia (que nada mais e' do que falta de coragem) que domina a grande parte das pessoas.
Simplesmente agem na 'inercia'... ou simplesmente vao onde tem um grupo de pessoas que ja afirmam/praticam tal coisa e afinal, se varias pessoas dizem a mesma coisa, algo deve ta certo nisso; e alem do mais, outros podem ajudar a me defender caso alguem duvide ou mesmo me fira.

Amigos... essa "inveja branca" (da mesma forma para outros sentimentos como raiva, ambicao, odio, ressentimento....) e' muito mais nociva a si proprio do que a quem voce acha que estaria recebendo-a. A nao percepcao disso, comprova novamente a falta de coragem para olhar para dentro de si. Entendam, nos nao somos vitimas do que nos acontece exteriormente - a vida nao e' uma fatalidade. Sao exatamente crencas como essas, de que existe uma inveja que e' boa - ou simplesmente que nao e' nociva -, que nos impedem de destruir o muro ao redor de nossa mente, que nao nos deixa ver a vida como ela realmente e'. Sao exatamente crencas como essas, que nao nos permite acessar nosso incrivel poder interno, que tem toda capacidade de criar nosso externo. Sao muitas as projecoes. Acreditar que existe uma inveja boa, breca nossa percepcao de que devemos estar atentos a sentimentos limitantes como esse. Limita nossa visao, limita nossa jornada, limita nossa transcendencia, limita nosso trabalho de nos livrarmos dos lixos que estao em nos, limita nosso potencial, limita nossas vidas.

Minha gente: inveja, segundo nosso dicionario e' "Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém".... Portanto, sendo da cor que for essa inveja, existe cobica dentro de voce... Entao, se eu bem entendi, quer dizer que se for da cor branca, esta tudo certo? Ou seja, se for so' um pouquinho, tudo bem?

E'... cada dia mais percebo com nitidez a dificuldade de um ser humano ter uma postura 'rebelde'. Nao "rebelde sem causa", aquele que somente gosta de contrariar... pois isso tambem e', de forma sutil, querer fazer parte de um grupo de conforto. E negar por negar, nao tem qualquer sentido.
O que tem sentido e' pensar e sentir por si so' - a esse rebelde que me refiro. E' assumir todos os riscos que isso pode ter e dar a cara a tapa muitas vezes - principalmente por vivermos numa sociedade tao doente. E' saber que sua vida, sua felicidade somente dependem de voce e que nao tem/tera' ninguem - nem mesmo Deus - para te defender ou te condenar. Voce e' livre para fazer e ser o que quiser. Nao precisa de 10 mandamentos, nao precisa de biblia ou alcorao; nao precisa de cartilha de bons modos e tambem nao precisa que seus professores lhe ensinem etica; nao precisa das instituicoes e nem da sociedade. Voce apenas precisa de si proprio. Precisa estar muito atento ao momento presente e a si mesmo; e somente dessa forma podera' acessar o enorme poder que ha dentro de voce, quando entao encontra sua consciencia. E sua consciencia e' sua verdade mais profunda, ela e' voce sem qualquer fragmentacao ou dualidade; e somente nela voce pode conhecer e se unir a verdade do Universo; Entao dessa forma, a unica possibilidade, e' o Bem - antes de tudo, a si mesmo.

So' quero ser honesta comigo mesma. Ser fiel a energia que esta dentro de mim e que e' a mesma energia que me mantem vida. Todo meu esforco e' para dia apos dia, transforma-la o mais saudavel possivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário