domingo, 26 de junho de 2011

Padroes de relacionamentos doentios

Tenho observado muito ultimamente o quanto os padroes de relacionamentos por ai estao equivocados. E incluo os meus nessa.
Nao falo apenas de relacionamentos amorosos, mas de todo e qualquer tipo.
Volto a tecla sobre tomar para si, 101% da responsabilidade por sua felicidade. Quando isso e' entendido de forma profunda, voce se transforma na sua propria solucao.
Primeiro porque voce e' levado a busca de ter um otimo auto relacionamento, afinal, se voce e' totalmente responsavel por sua felicidade, entao o primeiro passo e' se auto conhecer e auto relacionar bem. Nao ha' como saber o que te faz feliz realmente se voce nao se conhece.
Quando comeca a se conhecer melhor, duas coisas se despontam juntas inicialmente em meu ver. A primeira e' perceber a quantidade de lixo que tem dentro de voce, doado por todas as pessoas e instituicoes as quais voce se relacionou durante toda sua vida. Bem, agora voce precisa jogar isso tudo fora. A segunda coisa e' comecar a entender a profunda diferenca entre solidao e solitude. Na solidao voce sente que falta algo em voce, com voce; na solitude a sua presenca, sua companhia se torna prazerosa.
E' ai que voce se transforma em sua propria solucao. O seu auto conhecimento e o prazer que provem disso sao tao grandes, que voce simplesmente se recusa a entregar nas maos alheias a responsabilidade por sua felicidade. Nesse estagio, voce pode se dar tanto, que voce se sente tranquilo seja com outra pessoa fazendo algo para voce, ou nao. Porque caso ela nao faca, voce mesmo fara' - de uma forma ou de outra.
E entao, padroes como "agora voce me deve..  tem que fazer isso ou aquilo", deixam de fazer sentido. Primeiro porque voce sabe que cada um pode perfeitamente fazer por si mesmo. E segundo porque, me digam, qual a graca que tem de alguem fazer algo para voce contra a propria vontade?
O entendimento de que nossas expectativas apenas diz respeito a nos mesmos, e' de uma maturidade incrivel. Venho desbravando esse caminho intensamente nos ultimos tempos. Cada Ser e' de uma forma diferente e entende o mundo via seus proprios olhos, suas proprias experiencias. Querer que o outro veja e entenda suas expectativas e' criar a propria cova. Ninguem esta aqui pra isso - nem voce, nem os outros. Estamos aqui para satisfazer nossas proprias expectativas, e o outro, as dele - simples assim. Esqueca a ilusao de que se os outros se comportassem de acordo com nossos conceitos do que e' bom/ruim, melhor/pior, tudo seria invariavelmente perfeito. Esses conceitos sao tao ilusorios quanto mutaveis. O que realmente importa nao e' o que acontece ao seu redor, mas sim, como voce reage a essas coisas.
Quando voce entende que voce e' o criador de sua propria miseria, sera' muito difícil para voce, continuar a cria-la entao. Somente uma grande covardia ou comosdismo te impediriam de seguir por essa estrada. Voce so' vive na miseria quando acha que os outros a estao criando. Desperte e tome as redeas de sua propria vida em suas maos. Paremos agora com esses conflitos, essas lutas, essa violencia, essa miseria.



Tire um tempo para dar a si mesmo, investemos mais em nos mesmos, demos mais a nos mesmos.
Dessa forma poderemos chegar a plenitude e nos sentindo transbordantes, sentiremos o extase em doar.
Creio que esse seja o caminho para a verdadeira liberdade :)

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário