domingo, 5 de agosto de 2012

Seja o último


Jesus disse inúmeras vezes: "Os últimos serão os primeiros". É uma afirmação simples, uma frase simples. Não é uma questão de causa e efeito. Ele não está dizendo que se você quiser ser o primeiro, deve antes ser o último. Está dizendo: "Se você é o último, será o primeiro".

E há uma grande diferença entre os dois. Linguisticamente, logicamente, nem tanto. Você dirá: "Qual é a diferença entre dizer uma coisa ou outra?" Mas, existencialmente, há uma grande diferença.

Seja o último. Aprecie ser o último, e não porque sendo o último você será o primeiro. Quando você é o último com alegria, já é o primeiro! Ora, onde mais você poderia estar? Que estado elevado pode alcançar?

Seja o último, aproveite.., porque a última posição é um espaço muito, muito bonito; ninguém compete por ela, ninguém vai lutar contra você — você é o último. Lao-Tsé dizia: "Sou o último, por isso vivo na maior paz, porque ninguém quer competir comigo".

Quem está disposto a lutar pelo último lugar? Todos têm compaixão pelo último; todos dizem: "Pobre homem". E quem é ambicioso pela última posição? Ninguém tira tal pessoa desse lugar. Se você é o último, todos o deixam em paz, ninguém o perturba; você pode ser simplesmente você mesmo.

E quando você está disposto a ser o último, pode ficar no presente — do contrário, não. Se você quiser ser o primeiro, terá de ficar no futuro, porque deverá pensar: "Como serei o primeiro? Como tirar de lá as pessoas que já estão lá, e arrumar um lugar para mim? Como lutar? Como manejar? O que fazer? O que não fazer?" Você estará no futuro.

Tentar ser o primeiro é viver no futuro: se você quiser ser o primeiro, terá de projetar, se preocupar com o futuro. E de onde tirará suas ideias? Do passado. Assim, você permanecerá no passado e no futuro, mas perderá o presente.

E o presente é a única coisa que realmente existe. O agora é o único tempo real.

Um homem que está disposto a ser o último — não como uma estratégia para se tornar o primeiro, mas apenas compreendendo que é tolice e estupidez competir... Para quê? Por que não aproveitar a vida?

Você só pode fazer uma coisa: ou competir ou celebrar. Se competir não pode celebrar. Se você celebrar, não pode competir; é a mesma energia. Ou você aproveita ou luta. Você pode amar ou lutar; as duas coisas juntas não é possível.

Assim, a pessoa que se coloca como última — não com o desejo ser a primeira, mas compreendendo que ser a primeira é estupidez da mente, da mente medíocre, tola —, a pessoa que vê a tolice disso, a inutilidade disso, que vê as pessoas que são as primeiras se sentindo no inferno; compreendendo tudo isso, ela se torna a primeira.

Percebe? Você entende isso? Quando um indivíduo compreende isso, torna-se o primeiro. É isso que Jesus quer dizer.

Osho, em "A Flauta nos Lábios de Deus: O Significado Oculto dos Evangelhos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário