terça-feira, 4 de outubro de 2011

Porque meditar?

"Para o homem comum o que os outros dizem é muito importante, pois ele nada possui dele mesmo. Mas não importa o que pensam, não passam de opiniões das outras pessoas.
Alguém disse: Você é bonito. Alguém disse: você é inteligente. E a pessoa vai acumulando todas essas opiniões. Entao o sujeito comeca a ficar sempre assustado, pois não deve comportar-se de certa maneira para não perder sua reputação, respeitabilidade. Ele está sempre com medo da opinião pública, o que as pessoas irão dizer, porque tudo que ele sabe sobre si mesmo é o que as pessoas lhe disseram. Se as pessoas mudarem de idéia, o deixam desnudo. Assim ele não sabe quem ele é... se feio, se belo, se inteligente ou tolo. Ele não tem nenhuma idéia, nem mesmo vagamente, de seu próprio ser: depende da opinião dos outros.

Mas aquele que medita não precisa da opinião dos outros. Ele conhece a si mesmo, não importa o que os outros dizem. Mesmo que o mundo inteiro diga alguma coisa que vá contra sua própria experiência, ele irá simplesmente rir. No máximo, essa pode ser a única resposta. Ele, contudo, não irá tomar nenhuma atitude para mudar a opinião das pessoas. Quem elas são? Elas não se conhecem, mas ainda assim tentam rotulá-lo. Ele irá rejeitar os rótulos. Ele permanece em seu silencioso centro e simplesmente dirá: Sou aquilo que sou, e é desse jeito que vou ser.”

2 comentários:

  1. Jú vc é minha mestra!!!!me faz mto bem ler isso!beijo giga

    ResponderExcluir
  2. Minha mestra e' otemo Du, haha...
    Mas vc me deixou mtoooo feliz me permitindo saber que o que trago pro blog, te faz bem! =))
    Essa e' minha ideia principal: somar na vida das pessoas - principalmente das que aaamo! Huhuhu :)
    Beejo fRo!

    ResponderExcluir