terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

No smoking

Minha rotina anda tao desregrada. Nos ultimos dias, so' consigo visualizar minha vontade de regra-la e minha incapacidade atual de faze-lo. Mas talvez algo esteja mudando nessa semana; talvez, uma percepcao profunda tenha me tomado realmente dessa vez.
Hoje faz 1 mes que nao fumo cigarros. Hoje faz 1 mes que o ano iniciou. Daqui a 10 anos irei dizer "fazem exatamente 10 anos que nao coloco um cigarro se quer na boca". Bem, ou nao. "Ou nao" porque eu gostaria de conseguir fumar 2 ou 3 cigarros por dia se eu fosse capaz - aqueles cigarros do real prazer, sem o vicio -, mas hoje nao sou e resolvi parar de me lamentar por isso. Estou optando por mim, por minha saude, por meu templo - que e' meu corpo. O mal de quase 20 cigarros diarios nao quero mais compactuar.
Em vista disso, fico cada vez mais feliz a cada dia que vou correr e sinto meu pulmao se expandindo, isso e' realmente muito bom. Fico tambem muito feliz em nao sentir mais o cheiro de cigarro impregnado em mim o dia todo. Mas feliz realmente eu fico, quando vejo pessoas se submetendo a situacoes no minimo constrangedoras,  as quais eu fazia parte e agora estou li-ivre! Por exemplo nos parques da Disney onde tem lugares especificos para fumantes; ficam todos ali, numa area restrita, como se fumar fosse crime.
Bem, crime sabemos que nao e', mas e' realmente desnecessario (por levemente nomear) submeter outras pessoas, ao seu redor, a compartilhar da fumaca que voce escolheu pra voce. Por esse angulo, creio serem bem justas as "cercas invisiveis" na area de fumantes.
Mas preciso confessar: existe um ponto dentro de mim, que nao sou eu exatamente, que sente muita falta do prazer que o cigarro da'. Pois deixem-me deixar isso claro: eu gosto muito de fumar, gosto muito do prazer que uma boa tragada num bom cigarro traz; o que eu nao gosto, sao os 90% dos cigarros que fumava por puro habito. Mas voltando ao inicio do paragrafo, o ponto dentro de mim que nao sou eu e sente muita falta desse prazer, tem querido gritar nos ultimos dias. Esse ponto tem um nome: vicio. E bem, pelo que sei - que nao e' muito - isso e' bem normal. E quando isso surge e estou bem atenta, consigo me distanciar, nao me identificar e apenas observar - trazer para consciencia. E enfim, isso vai se esvaindo.
Bem, e por conta desse processo o qual me encontro, a forma que meu corpo achou de compensar a falta desse prazer, foi descobrindo outro: o acucar. Rs. Faz 1 mes tambem que estou comendo tudo que vejo pela frente que contenha acucar. Mas entao a balanca comecou a sinalizar um equivoco: muito doce pra pouco exercicio (nao estou correndo todos os dias ultimamente...). Isso tudo me motivou tambem a pesquisar sobre acucar e confirmei o que ja' "quase" sabia: o acucar e' a maior fonte de alimento do cancer! Alem de muuuitos outros problemas de saude que ele pode causar.
Conclusao: desde essa semana diminui bem o acucar e aumentei novamente a frequencia de minhas corridas. E logo a balanca dira': Ufa!.

E bem... obrigada Vida! Obrigada por toda forca dentro de mim que tenho descoberto mais a cada dia!! E' indiscritivel descobrir que sua forca e' maior do que supunha! :)
E bem, para nao ser injusta, aqui vao os agradecimentos especiais a.... James! Tem liderado com perseveranca a campanha "Anti tabaco e + saude ... por uma Juliana ainda melhor", haha.

Espero ter contribuido com essas palavras, aos meus amigos que estao querendo iniciar esse ato heroico tambem! =P Descubram a forca que existe dentro de voces e facam cada celula do seu corpo mais saudavel e feliz! =))
Boa noite pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário