sábado, 26 de fevereiro de 2011

Soberba

A soberba e' um sentimento muito traicoeiro, se voce nao se mantem atento. Sao muitas as formas sutis de penetracao desse sentimento. O sentimento de superioridade bloqueia a inteligencia e nos cega diante de evidencias. Em poucas palavras, ele nos inferioriza as capacidades, a visao sobre nos mesmos e tambem sobre a sociedade. 
E' muito complicado conviver com as mentiras ditas como verdades - que sao propagadas como valores intocaveis, trabalhadas para se instalarem no inconsciente coletivo; e paralelamente, temos uma enorme dificuldade em perceber a propria conducao de valores... pois estamos acostumados a olhar para fora todo o tempo. Essas mentiras entram em nos sem que se quer percebamos ou questionemos.


Comecando pelo inicio, damos de cara com o "massacre publicitario"... que forma nossas opinioes, desejos e valores desde a infancia. A agressividade e' estimulada, a competitividade e' imposta. A grade curricular das escolas e' direcionada ao mercado, nao mais ao individuo. O ensino cada vez mais deteriorado - tudo para garantir a manipulacao. E' preciso explorar ao maximo para garantir resultados a classe dominadora.
So' que nos favorecemos a estrutura; desejamos o que nos mandam, nos submetemos a trabalhos de que nao gostamos, priorizamos o ter, o possuir.. em detrimento de ser, de estar, de se relacionar com o mundo e consigo mesmo principalmente... e a conclusao e' que vamos aos poucos abrindo mao de nos realizar como seres humanos. A sociedade "como um todo" nos cobra essa desumanizacao. Enxergamos a miseria e a ignorancia como inevitaveis. Vivemos um presente frustrante, na expectativa de beneficios futuros, que nao compensam o alto preco que custam em qualidade de vida ao longo do tempo. 

Mas a falta de sentido e a angustia gerada diante desse modelo sao tao intensas em mim que me ajudam me mover dia a dia para fora desse quadro sintomatico. Na grande parte das vezes nao tenho ideia da direcao a seguir.. mas preciso continuar tentando. E com o tempo, voce comeca a perceber que algumas criticas sao na verdade elogios na sua nova percepcao de mundo... e o unico respeito imprescindivel e' o proprio.
E' a nossa permissao que faz nossa vida e a sociedade serem o que sao. Nossa acomodacao, nosso medo, nossa indiferenca... acolhemos valores desumanos e vivemos desgracadamente em torno deles, sofrendo-lhes as consequencias e pior, sem saber a que atribuir nossa angustia.
        
Buscar a realizacao pessoal humana e' um ato revolucionario - a verdadeira rebeldia! Construir seus proprios valores, independente dos induzidos, e' uma obrigacao de quem o percebe. Dedicar mais atencao aos sentimentos, desenvolver a tolerancia, a reflexao, a solidariedade, a consciencia. E aplicar nas relacoes com os individuos e a coletividade. 

Estudar e consequentemente exterminar a cultura do consumismo, buscar o lazer gratuito, desenvolver o gosto pela contemplacao, se informar melhor sobre os alimentos que voce coloca no seu corpo, procurar formas de medicina mais proximas 'a natureza e ao bem estar interno... as mudancas precisam de base interna pra terem forca. As mudancas externas sao uma extensao... uma consequencia que, sem as raizes internas – profundas e sinceras - logo secam e morrem, ou se demonstram ervas daninhas. Como disse Gandhi, e' preciso fazer em si as mudancas que se deseja no mundo.


E perante isso tudo, volto novamente a dizer, o quanto e' importante estarmos atentos a questao da soberba. Com ela, quase nada podemos enxergar a nosso proprio respeito e dessa forma erradicar nossos "erros". E' preciso muita humildade (e coragem!) para olhar para dentro de si proprio e iniciar essa grande e belissima caminhada.
Tenho urgencia em jogar todo meu lixo fora e consequentemente ajudar a fazer desse mundo, o melhor de todos =)


Namaste! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário