sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Thanksgiving & Black Friday

E' verdade que a cultura americana e' o exemplo de capitalismo e consumismo ao quadrado; mas cada vez mais percebo que outros paises - a grande parte deles - nao e' muito diferente.
Aqui temos, em dois dias consecutivos, um belo exemplo do que e' olhar pra dentro e outro, do que e' olhar pra' fora. Veja bem, ambos sao tentativas de auto-preenchimento, porque e' logico, cada um dos seres humanos sabe muito bem o vazio que vai no seu intimo.
No primeiro desses 2 dias, temos o Thanksgiving. O que e' a mais bela e possivel das tentativas de preencher esse vazio. Pra quem nao sabe, a historia do Thanksgiving teve origem ha' algumas centenas de anos atras quando, recem descoberta a america, os que aqui estavam, comecaram a passar uma fome terrivel - nao havia mais o que comer. Entao, diz-se que, depois de muitas rezas, apareceram inumeros perus "aparentemente do nada". E desde entao, os seres que aqui residem, comemoram essa "graca concedida", no dia de Acao de Gracas. Ao passar dos anos, foi-se encorporando a data para agradecer nao so' por esse fato, mas tambem por todos outros pessoais que cada um tem em sua vida (sendo um dos mais importantes ao meu ver, a propria vida).
Hoje eu sei, por propria experiencia, que a gratidao e' uma das chaves mestras - se nao a maior - para se ter prosperidade na vida, em todos os sentido possiveis. (O material e' apenas um deles). Quando voce e' grato pelo que ja tem, voce libera completamente o caminho para que outras otimas coisas venham a voce - seja amor, amizade, saude, respeito, por sua familia, amigos, sua casa, seu trabalho, seu dinheiro.
Bem, e entao, no dia seguinte do dia de Acao de Gracas, vem o(a) Black Friday. Esse e' o dia marcado pela "abertura das compras de natal"; e logicamente o capitalismo precisa sempre desse tipo de evento e de mentalidade para se manter funcionando a todo vapor.. entao o que eles fazem para garantir tal processo/resultado? Colocam os precos mais da metade % abaixo do original... e' entao que voce ve a corrida dos galos se iniciar. Quer a prova disso? Sabe o porque do nome Black Friday? Porque e' tanta gente que sai pras ruas num desespero de quem vai morrer se nao conseguir um bom negocio, que o que acaba acontecendo e' um monte de acidentes e violencia.

Triste isso, nao acham?
O que eu acho triste e' as pessoas passarem vidas e vidas procurando preencher um vazio interior, com algo exterior, sem nunca se quer pararem pra observar que isso nao tem fim.
Ouso dizer que as pessoas que verdadeiramente se entregam num sentimento de gratidao no dia de Thanksgiving - e todos os outros do ano -, pravavelmente nao tem a necessidade de sair comprando por ai como se fosse a ultima chance de ser feliz.
Em contrapartida, as pessoas que causam essa violencia, normalmente o que sao capazes de agradecer no Thanksgiving's day, e' o fato de que no dia seguinte elas poderao comprar o que tanto desejam ha' tanto tempo.

Que fique claro. Nao vejo nenhum problema em aproveitar esse dia - Black Friday - pra fazer suas compras; mas nao com esse espirito de que sua felicidade, sua tranquilidade, dependem disso.
Essas tentativas de preencher o vazio interior com coisas exteriores pode ser um ciclo perigoso. E' como uma droga que voce consome e na hora te da' alivio e prazer imediatos. Mas sao ilusorios. Sao ilusorios porque eles nao te fazem ir alem - realmente olhar para o negro-vazio-interno conscientemente, procurar entender e sanar de formas reais... o que eles fazem e' te levar a um nivel de inconsciencia ainda maior, que no maximo te permite esquecer do vazio que sente... temporariamente.

Eu gostaria que o Brasil, assim como os outros paises do mundo fossem capaz de levar para suas culturas o conceito do Thanksgiving, e nao do(a) Black Friday.
Eu gostaria que pudessemos, nos, individuos, nos unirmos atraves da gratidao. E entao talvez, tivessemos uma White Friday ao inves de Black Friday :)

Namaste :)

2 comentários:

  1. Wowwww, eu estou impressionada Ju, com tudo o que eu li em seu blogue sobre o Thanksgiving,voce minha querida tem uma capacidade enorme de colocar em palavras maravilhosas tudo o que e quase que real,em verdades,e se expressa com uma capacidade incrivel,amei parabens, eu amo escrever tambem por isso admiro tanto o seu trabalho,a sua inteligencia,voce e linda por fora e por dentro. Continue assim ate publicar o seu livro. Bjs querida.Amo voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleo, voce e' muito generosa! :)
      Pois e', meus planos de aposentadoria incluem escrever um livro, rs.. mas quem sabe nao pode sair antes disso, nao e'? :)
      Muitos beijos com mto carinho!

      Excluir