quarta-feira, 18 de abril de 2012

Transcendendo..

A arte de transformar o sofrimento, a dor, o mal em algo bom, e' a arte de ver a necessidade do oposto. A transformacao so' e' possivel por meio dessa aceitacao.

A luz, so' pode existir quando ha' trevas; logo, porque odiar as trevas? Sem as trevas nao ha' luz, de modo que aqueles que amam a luz e odeiam as trevas estao num dilema; nao sabem o que fazem.
A vida nao pode existir sem a morte, logo porque odiar a morte? Pois e' a morte que cria espaco para a vida existir. A grande percepcao de que a vida e' o contraste, o pano de fundo, o quadro negro no qual a vida e' escrita com giz branco e' muito importante. A morte e' a escuridao da noite, na qual a vida comeca a cintilar como as estrelas. Se voce destroe a escuridao da noite, as estrelas desaparecem. E' o que acontece durante o dia. As estrelas ainda estao la - pensa que elas desaparecem? Ainda estao la', mas como ha' luz em excesso, voce nao pode ve-las... elas so' podem ser vistas por contraste.
O santo por exemplo, so' e' possivel por causa do pecador. Por isso Buda recomenda que nao odiemos o pecador - ele torna possivel a existencia do santo. Sao duas faces da mesma moeda.
Ao perceber isso, voce nao se apega ao bem, nem desapega do mal. Voce aceita ambos como partes da vida. E e' nessa aceitacao que a transformacao das coisas e' possivel.
E antes de poder transformar o sofrimento, e' preciso observa-lo. Primeiro perceba que os opostos nao sao opostos, mas complementares, inevitavelmente ligados, de modo que nao ha' escolha - permaneca sem escolher. Entao, observe, pois observando o sofrimento, voce e' capaz de absorve-lo e transcende-lo; se voce se identifica com ele, essa possibilidade morre.
No momento em que se identifica com o sofrimento, voce quer descarta-lo, livrar-se dele. Mas se voce o observa, ele perde todos os espinhos, os ferroes. Entao ha' o sofrimento e ha' voce - o observador dele. Nesse momento, voce e' como um espelho, o sofrimento nao tem nada a ver com voce. Ha' uma distancia entre voces. O sofrimento vem e vai, assim como a felicidade vem e vai - e' um espetaculo continuo, voce apenas esta' ali, um espelho a refletir. A vida vem e vai, a morte vem e vai - nenhuma das duas tem algum efeito sobre o espelho. O espelho reflete, mas permanece inalterado.
Uma grande distancia surge quando voce observa. E e' so' por meio dessa observacao que voce e' capaz de transformar metal comum em ouro. E' so' com essa observacao que voce se torna um cientista do mundo interior; um observador desinteressado. Agora voce sabe que os opostos nao sao opostos, de modo que podem ser transformados um no outro. Assim, nao e' mais uma questao de destruir o mal do mundo, mas de transformar o mal em algo benefico, como transformar veneno em nectar.

A aceitacao te permite ir alem.
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário