sábado, 26 de fevereiro de 2011

Religião ou Espiritualidade


Há centenas de religiões, cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras.
A espiritualidade é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única.

A religião possui templos para louvores e adorações.
O templo da espiritualidade é o ser, o mundo, o universo.

A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que despertam.

A religião é para aqueles que necessitam de um código externo e precisam ser guiados.
A espiritualidade é para os que ouvem e praticam o embrião da consciência, a voz interior.

A religião é um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça, amedronta, impõe e cobra.
A espiritualidade procura, desenvolve, liga causas e conseqüência, serenamente.

A religião aponta pecados e declara culpas.
A espiritualidade aponta a ignorância e toma o sofrimento como ensinamento.

A religião reprime, condena e acusa.
A espiritualidade transcende, compreende e esclarece.

A religião inventa.
A espiritualidade descobre.

A religião determina formas.
A espiritualidade desenvolve conteúdos.

A religião não indaga, nem questiona.
A espiritualidade duvida, experimenta, observa e procura absorver..

A religião é crença.
A espiritualidade é busca.

A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é ligação e não tem regras.

A religião divide, secciona e discrimina.
A espiritualidade une, respeita e abraça.

A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade, você precisa buscá-la.

A religião necessita do (e determina o que é) sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado, em tudo.

A religião se alimenta do medo e da ignorância.
A espiritualidade se alimenta na busca e no desenvolvimento da consciência.

A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com ser.

A religião ensina a evitar o mal por medo do castigo e fazer o bem por interesse na recompensa.
A espiritualidade ensina que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

A religião é adoração e temor.
A espiritualidade é reflexão e amor.

A religião tortura o presente com os valores do passado, ameaçando com castigos no futuro.
A espiritualidade vive o presente, levando em conta as lições do passado, fazendo o plantio do futuro.

A religião condena e encarcera a natureza.
A espiritualidade desenvolve a consciência para tratar com a natureza.

A religião manda crer na vida eterna.
A espiritualidade nos permite viver a eternidade da vida.

A religião promete o encontro com Deus depois da morte.
A espiritualidade busca o encontro com Deus dentro de nós mesmos, a cada momento.

A religião determina e inquieta.
A espiritualidade desabrocha e aquieta.

Religião é tirania espiritual.
Espiritualidade é consciência existencial.


Eduardo Marinho

Tudo a mesma coisa!

Quando pensamos nas coisas ou possibilidades negativas, e' porque estamos nos sentindo separados do Todo, do Universo, de Deus.
Veja tudo como uma coisa so' - somos partes importantissimas do Todo! E apenas o amor, a luz e o bem fazem parte. Entenda que o medo, a escuridao, o mal se quer existem.
Afinal, o Todo so' pode trabalhar a favor do Todo - nao e' mesmo? :)

Soberba

A soberba e' um sentimento muito traicoeiro, se voce nao se mantem atento. Sao muitas as formas sutis de penetracao desse sentimento. O sentimento de superioridade bloqueia a inteligencia e nos cega diante de evidencias. Em poucas palavras, ele nos inferioriza as capacidades, a visao sobre nos mesmos e tambem sobre a sociedade. 
E' muito complicado conviver com as mentiras ditas como verdades - que sao propagadas como valores intocaveis, trabalhadas para se instalarem no inconsciente coletivo; e paralelamente, temos uma enorme dificuldade em perceber a propria conducao de valores... pois estamos acostumados a olhar para fora todo o tempo. Essas mentiras entram em nos sem que se quer percebamos ou questionemos.


Comecando pelo inicio, damos de cara com o "massacre publicitario"... que forma nossas opinioes, desejos e valores desde a infancia. A agressividade e' estimulada, a competitividade e' imposta. A grade curricular das escolas e' direcionada ao mercado, nao mais ao individuo. O ensino cada vez mais deteriorado - tudo para garantir a manipulacao. E' preciso explorar ao maximo para garantir resultados a classe dominadora.
So' que nos favorecemos a estrutura; desejamos o que nos mandam, nos submetemos a trabalhos de que nao gostamos, priorizamos o ter, o possuir.. em detrimento de ser, de estar, de se relacionar com o mundo e consigo mesmo principalmente... e a conclusao e' que vamos aos poucos abrindo mao de nos realizar como seres humanos. A sociedade "como um todo" nos cobra essa desumanizacao. Enxergamos a miseria e a ignorancia como inevitaveis. Vivemos um presente frustrante, na expectativa de beneficios futuros, que nao compensam o alto preco que custam em qualidade de vida ao longo do tempo. 

Mas a falta de sentido e a angustia gerada diante desse modelo sao tao intensas em mim que me ajudam me mover dia a dia para fora desse quadro sintomatico. Na grande parte das vezes nao tenho ideia da direcao a seguir.. mas preciso continuar tentando. E com o tempo, voce comeca a perceber que algumas criticas sao na verdade elogios na sua nova percepcao de mundo... e o unico respeito imprescindivel e' o proprio.
E' a nossa permissao que faz nossa vida e a sociedade serem o que sao. Nossa acomodacao, nosso medo, nossa indiferenca... acolhemos valores desumanos e vivemos desgracadamente em torno deles, sofrendo-lhes as consequencias e pior, sem saber a que atribuir nossa angustia.
        
Buscar a realizacao pessoal humana e' um ato revolucionario - a verdadeira rebeldia! Construir seus proprios valores, independente dos induzidos, e' uma obrigacao de quem o percebe. Dedicar mais atencao aos sentimentos, desenvolver a tolerancia, a reflexao, a solidariedade, a consciencia. E aplicar nas relacoes com os individuos e a coletividade. 

Estudar e consequentemente exterminar a cultura do consumismo, buscar o lazer gratuito, desenvolver o gosto pela contemplacao, se informar melhor sobre os alimentos que voce coloca no seu corpo, procurar formas de medicina mais proximas 'a natureza e ao bem estar interno... as mudancas precisam de base interna pra terem forca. As mudancas externas sao uma extensao... uma consequencia que, sem as raizes internas – profundas e sinceras - logo secam e morrem, ou se demonstram ervas daninhas. Como disse Gandhi, e' preciso fazer em si as mudancas que se deseja no mundo.


E perante isso tudo, volto novamente a dizer, o quanto e' importante estarmos atentos a questao da soberba. Com ela, quase nada podemos enxergar a nosso proprio respeito e dessa forma erradicar nossos "erros". E' preciso muita humildade (e coragem!) para olhar para dentro de si proprio e iniciar essa grande e belissima caminhada.
Tenho urgencia em jogar todo meu lixo fora e consequentemente ajudar a fazer desse mundo, o melhor de todos =)


Namaste! :)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rupturas

Tenho iniciado uma percepcao bem interessante nos ultimos tempos.
Os livros que tratam de espiritualidade num modo geral, muitas vezes te dizem "voce precisa se perdoar, se aprovar e se amar para que consiga ter/viver uma vida mais leve e tambem ter um contato mais intimo consigo mesmo."
Poderia ter escolhido outras palavras a mais como essas em destaque. Mas vou facilitar meu raciocinio.
Mas a questao e': Como assim eu preciso fazer isso? E mesmo que eu aceite que tenho que fazer isso... como chego la'?
Tem emergido em mim, uma consciencia maior de cuidado com meu corpo; algo que tem trazido consequentemente uma qualidade maior para meu auto-relacionamento.
Parece que isso iniciou-se com minha resolucao de parar de fumar. A primeira consequencia foi comer todo acucar que eu via na frente, como se ele fosse ser extinto da face da Terra em poucas horas. Isso durou por quase 1 mes e meio. Somei 5 kilos. Toda tragedia ja' estava satisfatoria... mas gracas a Suprema Inteligencia, que sempre coloca algo em nosso caminho para que possamos escolher a nosso proprio favor, tenho ao meu lado uma pessoa super consciente no quesito nutricional e assim me ajudou enormemente a entender que a maior tragedia nao eram os 5 kilos a mais, mas sim, toda porcaria que eu estava depositando no meu corpo - fisico e espiritual, pois afinal de contas, era a ansiedade exarcebada quem estava me dominando... eu tinha perdido meu ilusorio ponto de apoio de momentos ansiosos.
Hmmm.
Entao comecei a me dar conta de que de nada adiantaria eu parar de fumar se estava optando por continuar a degradar de alguma forma meu organismo... estava apenas trocando de vicio. Li muitas coisas sobre o acucar e realizei o quao mal ele pode fazer em grandes quantidades... o quanto o corpo precisa trabalhar mais para poder processar todo acucar e dessa forma acaba ficando extremamente sobrecarregado - o que ira' acarretar outros tipos de problemas fisicos. 
Entao entendi que o que eu realmente preciso, e' colocar no meu corpo coisas que o alimentem - que facilitem todos milhoes de processos que acontecem o tempo todo sem que precisemos se quer estar conscientes deles enquanto ocorrem. Mas somente Juliana, ingira o que de melhor voce pode e seu organismo respondera' em sua melhor funcionalidade.
Comecei dessa forma, a criar uma relacao de amor com meu corpo. Na medida que comecei a tomar atitudes corretas - porque iam de encontro a minha saude, ao meu bem estar -, passei a me aprovar e consequentemente, me perdoar por atitudes erroneas passadas.
Nesse momento da minha vida, nao consigo mais me imaginar fumante novamente. Ao menos por hora, caiu todo e qualquer sentido de colocar para dentro de mim, substancias - seja o cigarro, o acucar ou qualquer outra - agressoras.
Nao creio em radicalismos, por isso continuarei tomando meus sorvetes que tanto amo ou um chocolatinho que realmente tem a capacidade de adocar a vida (mesmo que por alguns insntates, rs)... mas com toda certeza ja' estou ponderando muito mais antes o quanto realmente quero Vs. o quanto meu organismo ficara' estafado com todo processo que se seguira'.
E isso tudo, esta' despontando em outras areas da minha vida. Sinto fortes rupturas se processando dentro de mim. A mais imediata e relacionada e': fazer exercicios fisicos por puro prazer de se cuidar... porque sei o quanto irei colaborar para meu bom funcionamento corporal.
Entao entendi que, esse processo, nada mais e' do que me conectar ao Bem, ao Universo, a Vida. E e' exatamente com esse sentimento, que consigo trazer aos poucos para mim, a tranquilidade acompanhada da confianca, de que somente coisas boas podem me acontecer. Quanto eu tomo em minhas maos as redeas de minha vida, entao eu posso escolher exatamente o que quero para mim no futuro e entao relaxar... pois sei que o Universo estara' trabalhando para isso juntamente comigo.
E assim, vou me desligando de velhos padroes.


Namaste! :)

Seja você mesmo


Todo o meu ensinamento pode ser condensado nestas três palavras: seja você mesmo.

Uma ocasião eu citava Morarji Desai, que disse só ter uma ambição na vida: conhecer Deus e alcançar as alturas da verdade. Que mal Deus fez a Morarji Desai? Por que ele quer ir atrás de Deus? Não é suficiente ser ele mesmo?

Será que alguém tem que conhecer Deus? Por quê? Para quê? E o que você vai fazer mesmo que conheça Deus? Vai continuar tão tolo quanto é agora. E, mesmo que venha a se encontrar com Deus, o que vai fazer? Vai dizer: "Olá, como vai o senhor? Que tempo bom, não é?". E o que mais?

O que você vai fazer, afinal? Ao conhecer Deus, você não vai conhecer a si próprio. E uma pessoa ignorante que não conhece a si própria... como pode conhecer Deus?

O autêntico buscador nada tem a ver com Deus; ele quer conhecer a si próprio. Esta é a coisa mais fundamental — conhecer a si próprio —, porque a partir daí vem todo o conhecimento, toda a luz.

Se um indivíduo conhecer a si mesmo, ele conhecerá Deus também. Na verdade, quando o indivíduo conhece a si mesmo ele é que ele se torna capaz de conhecer o supremo, porque bem no âmago de seu ser o supremo está presente.

Mas os religiosos dizem: "Conheça Deus! Tente experimentar Deus!". Essa é, como eu já disse, uma estratégia, a mesma estratégia para desviar você de si mesmo.

E essas pessoas como Morarji Desai pensam que são religiosas, mas não são nem um pouco. A pessoa religiosa só tem um anseio... e, lembre-se, não é uma ambição, é um anseio.

E há uma diferença tremenda entre ambição e anseio. Ambição é da mente, anseio é do coração. Pertencem a centros diferentes.

Osho, em "Filhos do Universo: Reflexões sobre Desiderata"
Imagem por Twistiti

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Silencio - por Rubens Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.
Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir.
Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.
Escutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas.
Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.
Parafraseio o Alberto Caeiro:
Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito.
É preciso também que haja silêncio dentro da alma.
Daí a dificuldade:
A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor...
Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer.
Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...
E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade.
No fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.
Contou-me de sua experiência com os índios: Reunidos os participantes, ninguém fala.
Há um longo, longo silêncio.
Vejam a semelhança...
Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio...
Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas.
Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala.
Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.
Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos...
Pensamentos que ele julgava essenciais.
São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.
Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades.
Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza.
Na verdade, não ouvi o que você falou.
Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você
terminasse sua (tola) fala.
Falo como se você não tivesse falado.
Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo.
É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou.
Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.
O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.
E, assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.
E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.
Eu comecei a ouvir.
Fernando Pessoa conhecia a experiência...
E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras.
A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa.
No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos.
Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia...
Que de tão linda nos faz chorar.
Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.
Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

No smoking

Minha rotina anda tao desregrada. Nos ultimos dias, so' consigo visualizar minha vontade de regra-la e minha incapacidade atual de faze-lo. Mas talvez algo esteja mudando nessa semana; talvez, uma percepcao profunda tenha me tomado realmente dessa vez.
Hoje faz 1 mes que nao fumo cigarros. Hoje faz 1 mes que o ano iniciou. Daqui a 10 anos irei dizer "fazem exatamente 10 anos que nao coloco um cigarro se quer na boca". Bem, ou nao. "Ou nao" porque eu gostaria de conseguir fumar 2 ou 3 cigarros por dia se eu fosse capaz - aqueles cigarros do real prazer, sem o vicio -, mas hoje nao sou e resolvi parar de me lamentar por isso. Estou optando por mim, por minha saude, por meu templo - que e' meu corpo. O mal de quase 20 cigarros diarios nao quero mais compactuar.
Em vista disso, fico cada vez mais feliz a cada dia que vou correr e sinto meu pulmao se expandindo, isso e' realmente muito bom. Fico tambem muito feliz em nao sentir mais o cheiro de cigarro impregnado em mim o dia todo. Mas feliz realmente eu fico, quando vejo pessoas se submetendo a situacoes no minimo constrangedoras,  as quais eu fazia parte e agora estou li-ivre! Por exemplo nos parques da Disney onde tem lugares especificos para fumantes; ficam todos ali, numa area restrita, como se fumar fosse crime.
Bem, crime sabemos que nao e', mas e' realmente desnecessario (por levemente nomear) submeter outras pessoas, ao seu redor, a compartilhar da fumaca que voce escolheu pra voce. Por esse angulo, creio serem bem justas as "cercas invisiveis" na area de fumantes.
Mas preciso confessar: existe um ponto dentro de mim, que nao sou eu exatamente, que sente muita falta do prazer que o cigarro da'. Pois deixem-me deixar isso claro: eu gosto muito de fumar, gosto muito do prazer que uma boa tragada num bom cigarro traz; o que eu nao gosto, sao os 90% dos cigarros que fumava por puro habito. Mas voltando ao inicio do paragrafo, o ponto dentro de mim que nao sou eu e sente muita falta desse prazer, tem querido gritar nos ultimos dias. Esse ponto tem um nome: vicio. E bem, pelo que sei - que nao e' muito - isso e' bem normal. E quando isso surge e estou bem atenta, consigo me distanciar, nao me identificar e apenas observar - trazer para consciencia. E enfim, isso vai se esvaindo.
Bem, e por conta desse processo o qual me encontro, a forma que meu corpo achou de compensar a falta desse prazer, foi descobrindo outro: o acucar. Rs. Faz 1 mes tambem que estou comendo tudo que vejo pela frente que contenha acucar. Mas entao a balanca comecou a sinalizar um equivoco: muito doce pra pouco exercicio (nao estou correndo todos os dias ultimamente...). Isso tudo me motivou tambem a pesquisar sobre acucar e confirmei o que ja' "quase" sabia: o acucar e' a maior fonte de alimento do cancer! Alem de muuuitos outros problemas de saude que ele pode causar.
Conclusao: desde essa semana diminui bem o acucar e aumentei novamente a frequencia de minhas corridas. E logo a balanca dira': Ufa!.

E bem... obrigada Vida! Obrigada por toda forca dentro de mim que tenho descoberto mais a cada dia!! E' indiscritivel descobrir que sua forca e' maior do que supunha! :)
E bem, para nao ser injusta, aqui vao os agradecimentos especiais a.... James! Tem liderado com perseveranca a campanha "Anti tabaco e + saude ... por uma Juliana ainda melhor", haha.

Espero ter contribuido com essas palavras, aos meus amigos que estao querendo iniciar esse ato heroico tambem! =P Descubram a forca que existe dentro de voces e facam cada celula do seu corpo mais saudavel e feliz! =))
Boa noite pessoas!