domingo, 31 de outubro de 2010

Por que guardamos tanto?

Os objetos são vistos como uma extensão de nossa personalidade, pode perceber. Mas pense bem: será que nós precisamos mesmo de tudo o que acumulamos? Não seria bom se livrar de alguns anéis – desde que ficassem os dedos –, grãos de lembrança e algumas pessoas que não fazem mais parte de nossas vidas? Muitas vezes, só mantemos algo por não sabermos o que colocar no lugar... parece que, abrir mão deles seria como abrir mão de nós mesmos.
Nesse sentido, cada objeto assume uma significação simbólica e, em algumas ocasiões, isso passa a ter mais força do que o objeto em si. E' um sutiã veelho e esgarçado que sua mãe fez a própria mão, ou o seu primeiro bicho de pelúcia - que não terá chance alguma de seus futuros filhos brincarem porque já esta' arrebentado e saindo as bolinhas que o preencheram por tanto tempo -, ou algo enferrujado que ganhou do primeiro namorado... e assim por diante.
Mas e' verdade também que, a sociedade de consumo tem um tantinho de culpa por essa mania de não nos livrarmos das coisas - afinal, ela estimula a posse loucamente.
É fácil enumerar diversos motivos para que alguém sinta dificuldade em se livrar de coisas e sentimentos. O que não faltam são "auto desculpas"; Muitas vezes, guardamos algo de alguém que se foi como uma homenagem, até sermos capazes de realizar nossa despedida interna. Há ainda, o desejo de se precaver contra todas as eventualidades que o futuro possa trazer. Vai que ocorra uma enchente e você precise daquela galocha guardada há anos.
Pode ser também insegurança com relação ao futuro, medo de se livrar e não conseguir aquilo novamente, a preguiça de tomar uma decisão... Além disso, libertar-se do que está sobrando na nossa vida contradiz um valor muito cultuado hoje. Vivemos numa época em que lutamos o tempo todo para que as coisas não fujam de nossas mãos; pois existe uma preocupação exacerbada em não sermos roubados ou violados de alguma forma. E inclusive, ate' temos um grande setor do mercado, que se alimenta desse hábito através de seguro para repor o carro se ele for roubado, cadeados nos portões, cofres, cia.
Seja qual for a explicação para juntarmos coisas e sentimentos, a conclusão é que isso é ruim. Certas vezes, ao contrário de conferir identidade, objetos e pensamentos nos soterram em um monte de lixo e deixamos de ver quem realmente somos. E' necessário tirar todo esse lixo ao nosso redor - que não se resume apenas no lixo material, mas esse já e' um outro papo - acumulado todos esses anos, para que possamos ter maior clareza de nossas características, do que realmente queremos ou gostamos. Procure remover tudo o que não presta e então sua essência ficara' bem mais visível.
Desfazer-se do peso morto ainda abre espaço para a introspecção, perceba como ambientes entulhados causam uma superexcitação, ate' uma aflição... a mente fica o tempo todo sendo arrastada pelo objeto e não descansa nunca. Não é à toa que os mosteiros budistas, ambientes que convidam à meditação, são de decoração espartana. Assim é possível olhar para dentro de si mesmo e deixar que o fluxo de energia mova-se sem problemas como defende o feng shui.
Ao mesmo tempo em que gostamos de ter coisas, há sempre algo ou alguém nos impulsionando a substituir o que ficou obsoleto. O casaco de dois invernos precisa ser substituído por um com a cor da moda, mesmo ainda estando impecável; o celular não deve durar mais de um ano; carro tem de ser zero. Esse movimento gera uma série de sucatas, que se acumulam em algum lugar. Primeiro, nas casas e escritórios, depois quando decidimos nos desfazer delas, nos lixões. É a filosofia de destronar o velho para impor o novo. Mas quemm ditou que tudo precisa ser tão efêmero? Pois convenhamos, e' ótimo livrar-se de peças sem serventia, mas não é nada bom gerar muito lixo. E não estamos aqui chamando de lixo apenas aquilo que está estragado, mas objetos que, ainda em bom estado são encostados facilmente "em nome da modernidade". Talvez a solução não seja apenas jogá-los fora, mas sequer adquiri-los. Nem sempre o que é mais novo tem qualidade melhor... e, mesmo que tenha, o anterior talvez já garantisse qualidade suficiente.
O primeiro passo para liberar a área é, sem dúvida, estar disposto a isso. Não vale a pena sofrer demais - se achar que ainda não é o momento de doar peças de alguém querido que faleceu, espere o momento certo para isso... e comece por outro canto.
Precisamos nos desapegar do velho, dos automatismos, dos atalhos mentais que usamos por preguiça e que nos impedem de ter um novo olhar sobre tudo. A decisão de pôr mãos à obra e reorganizar o espaço interno e externo tem um efeito transformador, sei disso pois na minha mudança aqui pra os USA consegui me desfazer de 4 grandes caixas - e foi apenas o começo Mas me ajudou a perceber que abre espaço para uma nova disposição, um novo jeito de se posicionar na vida. É um movimento de renovação não apenas do que está visível, mas mais importante, do que está por dentro - de você mesmo.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um pouquinho desse cantinho...

In addition...

Nao sei o autor, mas li essa frase agora no Facebook de um amigo e gostei tanto que vim compartilhar:

"Você é a única pessoa que pode ser você mesma"

My Bubbles...

Eu sei, eu sei..!!
Mas 'as vezes eu me perco.. eu ando num labirinto extenso, confuso... algumas placas indicam um falso caminho, algumas vozes inexistentes me chamam... vou seguindo, tateando, procurando ... por momentos algumas luzes brilham, me relembram a direcao e novamente entendo a razao disso tudo.. em outros ha' uma venda nos meus olhos e piso em espinhos, me arranho no arame e tropeco nos degraus.. entao grito ate' que passe minha dor e todo medo que se acumulou aqui dentro possa se dissipar.
Entao me levanto, olho ao redor e me situo. Entendo que a caminhada e' feita de picos e vales; nesses momentos percebo que estou terminando o ciclo deste ultimo e pronta - com muito mais forca e sabedoria - para subir a grande montanha ate' o pico.
E assim esses ciclos hao de continuar ate' que eu consiga me desapegar de ambos e tornar-me completamente presente em minha vida.

Eckhart Tolle

http://www.eckharttolletv.com/enter

Aprecio muito esse sujeito ;)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Perfei-cão?!

Tenho procurado me distanciar cada vez mais da ideia da perfeição, onde não cabe o menor tipo de erro e tenho que ser impecável em todos os papéis que exerço: a filha perfeita, a namorada perfeita, a funcionária perfeita - tudo sem margem de tolerância.. o que acaba gerando uma angústia desnecessária e infundada dentro de nós.
A verdade e' que tenho encontrado prazer em errar - onde fica claro qual sera' meu próximo acerto.
Decidi dar mais um passo para viver ao meu favor.

(Escrito em 01/10)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sem palavras.

Tenho entendido cada vez mais que a chance de se traduzir em linguagem - individual - o que se "esconde" na alma e' muito remota.
Primeiro porque nao existe nada mais unico do que cada espirito. A mesma situacao vivida por duas pessoas distintas, causa sentimentos diferentes, percepcoes diferentes. Ai corre-se o risco de falar A e pessoa que ouve entender B, mas achar que 'pegou' o que a outra queira dizer e ambas encerrarem o assunto com entendimentos diferentes; Segundo - mas nao menos importante - porque existem momentos e sentimentos que simplesmente as palavras nao acompanham - por melhor que se seja com elas... corre-se outro risco, que e' de falar e perder o significado do que vai dentro de nos.
Por isso, tenho preferido muitas vezes me restringir a minha solitude - que me faz a cada momento desses descobrir o quao bela e vasta e'.

E assim, eu vou descobrindo o significado de simplesmente Ser.

sábado, 16 de outubro de 2010

A necessidade da mente

E' impressionante com que facilidade as pessoas - incluindo eu - ficam aprisionadas nas armadilhas dos seus pensamentos.

Como a mente humana, para manter-se viva, tem uma imensa necessidade de saber, de compreender e de controlar, ela confunde as opinioes e pontos de vistas com a verdade. A mente afirma "as coisas sao exatamente assim". Precisamos ir alem dos nossos pensamentos para perceber que, ao interpretar a nossa vida, ou a vida e o comportamento do outro, ao julgar qualquer situacao, estamos expressando apenas um ponto de vista entre muitos possiveis. Nossas opinioes e pontos de vista nao passam de um punhado de pensamentos. Mas a realidade e' outra coisa... ela e' um todo unificado em que todas as coisas se interligam e nada existe em si e por si. O pensar fragmenta a realidade, cortando-a em pequenos pedacos, em pequenos conceitos.

A mente pensante e' uma ferramenta util e poderosa, mas torna-se muito limitadora quando invade completamente a nossa vida, impedindo-nos de perceber que a mente e' apenas um pequeno aspecto da consciencia que somos.

E por fim, que fique claro: eu entendo as coisas dessa forma por pequenos flashs ou insights que me vem.... sao kenshos que me dao uma minima parte da luz da consciencia ... para eu saber por onde andar, para que lado ir ou para entender o porque disso tudo aqui. Obrigada =)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quem e' voce realmente?

Esqueca quem voce e' hoje e va' ate' o lugar onde esta' aquele(a) que voce sempre foi. E' neste lugar onde nos desidentificamos com a mente e consequentemente deixamos de entender o tempo e o espaco de forma horizontal, mas sim vertical - que e' como nossa caminhada precisa ser: nao do ponto A para o B, do B para o C.... mas sim, do A1 para o A2, do A2 para o A3 e assim por diante.
Nao precisamos ir a nenhum outro lugar que a caminhada horizontal, atraves da mente, costuma querer nos levar. A mente vive no passado e no futuro, te mutilando com angustias que ja' se foram e ansiedade do que esta' por vir... pois se ela for viver no presente, morrera' - ela nao e' necessaria, apenas a consciencia e'. Tudo esta' "pronto" aqui e agora. Seu primeiro beijo nao esta' num passado remoto e nem uma viagem esperada ou o nascimento do seu primeiro filho esta' no futuro - esses sao conceitos da mente. Tudo acontece de forma vertical, portanto nao deixam de existir em voce.
Precisamos relaxar e confiar... e entao as coisas comecam a acontecer, fluir sem grandes esforcos nossos.

Entretanto, confesso que ha' uma dificuldade grande para conseguir agir dessa forma todo o tempo. Ainda estamos muito presos aos paradigmas nos ensinados desde que nascemos. Sendo assim, precisamos de exercicios que nos facam remeter a nossa consciencia, ao presente.
Um realmente eficaz e' a auto observacao. Todos os tipos de pensamentos e sentimentos (como raiva, ansiedade, medo) que surgirem dentro de ti, ao inves de se identificar de cara com eles, voce entao se distancia e observa. Esteja consciente dos mesmos. Olhe como se nao fosse contigo, olhe como se fossem nuvens - estao ali, mas estao simplesmente passando por ali... pois essa e' a forma que o ego, atraves da mente, tem de se manter viva - a identificacao, pois gera comparacao, portanto, movimento egoico.
Voce nao e' isso, mas sim o observador que esta' por tras disso. E tampouco queira entende-los, perguntar o pq... pois isso gera o julgamento - se e' bom ou ruim, se voce gosta ou nao; isso nao importa nesse exercicio, a unica coisa realmente importante e' criar a distancia entre vc e "eles".

Bem, esse e' um dos exercicios que mais pratico no meu dia a dia. Procuro estar o mais atenta possivel para que possa rapidamente perceber quando tais sentimentos e pensamentos me invadem. E incentivo a todos dizendo que com alguma disciplina, voce ira' aos poucos conseguindo isso e entao comeca a discernir o que e' voce realmente e o que e' apenas sua situacao de vida... e nao mais se idenficar com sua situacao de vida, pois voce e' algo muito alem disso. Desse modo, vivemos de forma muito mais tranquila, em paz.

domingo, 10 de outubro de 2010

Illusion

O que quer que vejamos é limitado, o que quer que sintamos é limitado, todas as percepções são limitadas. Mas se você conseguir tornar-se cônscio, então o que é limitado desaparece no ilimitado. E para tornar-se cônscio, somente é possivel estando no presente. Trabalhe duro.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A aceitacao do agora

(Alguns posts irao sem corretor ortografico, portanto sem os acentos do portugues - o teclado americano nao gosta deles!)

"Para muitas pessoas, a entrega talvez tenha conotacoes negativas, como uma derrota, uma desistencia, uma incapacidade de se reerguer das ciladas da vida, certa letargia, etc. A verdadeira entrega, entretanto, e' algo completamente diferente. Nao significa suportar passivamente uma situacao qualquer que nos aconteca e nao fazer nada a respeito, nem deixar de fazer planos ou de ter confianca para comecar algo novo.
A entrega e' a sabedoria simples mas profunda de nos submetermos e de nao nos opormos ao fluxo da vida. O unico lugar em que podemos sentir o fluxo da vida e' no Agora. Isso significa que aceitar e' entregar o momento presente sem restricoes e sem nenhuma reserva. E' abandonar a resistencia interior aquilo que e'. A resistencia interior acontece quando dizemos nao para aquilo que e', atraves de nosso julgamento mental e de uma negatividade emocional. Isso se agrava especialmente quando as coisas 'vao mal', o que significa que ha' um espaco entre as exigencias ou expectativas rigidas da nossa mente e aquilo que e'. Esse e' o espaco do sofrimento. E' precisamente nesses momentos em que a entrega tem que ser praticada, caso queiramos eliminar o sofrimento e as magoas da nossa vida. A aceitacao daquilo que e' nos liberta imediatamente da identificacao com a mente e nos religa com o Ser. A resistencia e' da mente.
A entrega e' um fenomeno puramente interior. Isso nao quer dizer que nao possamos fazer algo no campo exterior para mudar a situacao. Na verdade, nao e' a situacao completa que temos que aceitar quando falo de entrega, mas apenas o segmento minusculo chamado Agora.
Por exemplo, se voce estiver atolado na lama, nao tem de dizer "esta' bem, me conformo de estar atolado nessa lama". Resignacao nao quer dizer entrega. Voce nao precisa aceitar uma situacao indesejavel na sua vida. Nem precisa se iludir dizendo que nao tem nada errado em estar atolado na lama. Nada disso. Voce tem completa consciencia de que deseja sair dali. Entao reduz a sua atencao ao momento presente, sem atribuir a essa situacao nenhum rotulo mental. Isso significa que nao existe nenhum julgamento do Agora. Em consequencia, nao existe nenhuma resistencia, nenhuma negatividade emocional. Voce aceita a 'existencia' do momento. A seguir toma uma atitude e faz tudo o que puder para sair da lama. Isso funciona muito mais do que uma acao movida por algo negativo dentro de ti, como a raiva, o desespero ou a frustracao.
Nao se entregar endurece a forma psicologica, a casca do ego e assim cria uma forte sensacao de separacao. O mundo e as pessoas a sua volta passam a ser vistos como ameacas. Surge uma compulsao inconsciente para destruir os outros atraves do julgamento e uma necessidade de competir e dominar. Entao o medo passa a governar a sua percepcao e a interpretacao das coisas. Em estado agudo, e' o que conhecemos como paranoia.
A resistencia faz com que tanto sua mente quanto seu corpo fiquem mais 'pesados'. O fluxo de energia vital, essencial para o funcionamento saudavel do corpo, fica prejudicado. E apenas a entrega trata a causa disso tudo... todo o resto e' apenas paliativo.
Porem existe uma coisa dentro de cada uma de no's, que nao e' afetada pelas circunstancias transitorias que constroem a sua situacao de vida, e que voce so' tem acesso atraves da entrega. Trata-se da sua vida, do seu proprio Ser, que existe no eterno dominio do presente. Encontrar essa vida e' 'a unica coisa necessaria' de que Jasus falava."

                                                                             Eckhart Tolle