quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Corra vagarosamente


"Jesus disse: 'Dois repousarão numa cama: um morrerá e o outro viverá.'"

Exatamente as mesmas palavras estão nos Upanishads. Eles dizem que existem dois pássaros numa árvore: um num galho mais baixo e outro pousado num galho mais alto. O pássaro do galho inferior pensa, preocupa-se, deseja, ordena, acumula, luta, compete; está sempre angustiado, tenso, salta de um galho para o outro, movimentando-se sempre sem nunca repousar.

O outro está pousado num galho superior, está em repouso. Está tão silencioso que é como se não estivesse lá. Não tem nenhum desejo, nenhum sonho. Não tem necessidades a satisfazer, é como se não tivesse nenhum lugar para ir. Fica simplesmente sentado, alegrando-se consigo mesmo, e observa o pássaro que está no galho inferior.

Estas são as suas duas dimensões. Você é a árvore. O que está mais baixo está sempre perturbado. O inferior é seu corpo; as necessidades e desejos são corporais. No galho superior, no topo da árvore, pousa o outro pássaro que é o espectador; fica simplesmente olhando para as tolices do pássaro que está embaixo, pulando, movendo-se em angústia, ansiedade, raiva e sexo — tudo acontece a ele.

Esse pássaro do galho superior é apenas um observador; simplesmente olha aqui e ali como um espectador. Quando a pessoa se esquece de si mesma, completamente, então torna-se uma só — é a árvore.

Jesus diz a mesma coisa com um símbolo diferente: "Dois repousarão numa cama..." Você é a cama. "Dois repousarão numa cama: um morrerá e o outro viverá." Agora, a questão é a quem se deve dar atenção. Para qual você deve mover-se, para qual toda sua energia deve fluir? Qual deve ser sua meta?

Normalmente, aquele que vai morrer é a sua meta. É por isso que está sempre ansioso, porque está construindo uma casa na areia. Ela vai cair — antes mesmo de ser construída, ela cairá e se transformará em ruínas.

Você tem medo porque está escrevendo seu nome na água — antes de o completar, ele já terá ido embora. Sua ansiedade existe porque está interessado no âmbito da morte e não tem olhado na direção da vida. Em cada cama os dois estão dormindo — o outro é apenas um espectador.

Preste mais atenção a ele, volte-se cada vez mais para ele — é isto que significa conversão. Conversão não significa um hindu tornar-se cristão ou um cristão tornar-se hindu. Isto é tolice, uma simples mudança de rótulo. Isso não é mudança, porque o homem interno permanece o mesmo, no velho padrão.

Conversão quer dizer mudar a atenção do âmbito da morte para o âmbito da vida. Há um giro: você olha para o observador, torna-se um com ele, perde-se dentro dele, dentro da consciência e sabe que aquele que vai morrer morrerá. Mas isto não o perturba, não é o problema — porque você sabe que não morrerá e que não há o que temer.

"Jesus disse: 'Dois repousarão numa cama: um morrerá e o outro viverá.'"

E isto cabe a você. Se quiser continuar tendo problemas, nunca dê atenção ao ser interno: se quiser permanecer sempre angustiado, fique na periferia, não olhe para dentro. Mas se quiser repousar, se quiser a paz eterna, se quiser que as portas do céu se abram para você, então olhe para dentro. É difícil — é difícil porque é muito sutil. É possível ver a matéria, mas não o espírito; ele não pode ser visto. É possível ver onde o visível termina, mas não onde o invisível está.

Então, o que deve ser feito? Permaneça no limite do visível e não olhe para ele; olhe na direção oposta. Gradualmente, o invisível começará a ser sentido. É uma sensação, não um entendimento; não pode ser visto, apenas sentido. É como a brisa: ela vem, você a sente, mas não pode vê-la. É como o céu: está lá, mas você não pode dizer 'onde', não pode localizá-lo, não pode tocá-lo. Está sempre lá, e você está nele, mas não pode tocá-lo.

Permaneça no limite do visível, olhando na direção oposta. Isso é o que significa meditação. Sempre que puder encontrar um momento de paz, feche os olhos e deixe o corpo, os prazeres corporais e o mundo da morte para trás; deixe tudo: as lojas, o escritório, a esposa, os filhos.

Na primeira vez, não sentirá nada por dentro. Hume disse: "Muitas pessoas têm falado a respeito de ir para dentro e ver. Mas sempre que olho não encontro nada — só pensamentos, desejos, sonhos, flutuando aqui e ali — um caos." Você também sentirá a mesma coisa. E se concluir que não vale a pena olhar outra e outra vez esse caos, então sairá perdendo.

No começo, só verá o caos, porque seus olhos só podem ver isso — eles precisam ser afinados. Continue olhando para os sonhos flutuantes. Eles voam como as nuvens no céu; entre dois sonhos, nuvens, algumas vezes você verá o azul do céu; entre dois sonhos, dois pensamentos, algumas vezes verá o céu. Não tenha pressa. Se tiver, não conseguirá nada.

Existe um ditado zen: "Corra vagarosamente." Isso está certo! Corra!, porque você está morrendo — nesse sentido, existe pressa. Mas por dentro, se tiver muita pressa, perderá, porque chegará às conclusões cedo demais, antes que seus olhos tenham se acostumado. Não conclua cedo demais.

Corra vagarosamente. Espere! Vá, sente-se, e espere. Aos poucos, o mundo novo do invisível tornar-se-á claro, chegará até você. Ao se acostumar com ele, poderá ouvir a harmonia, a melodia; o silêncio dará início à sua própria música. Ela está sempre aí, mas é tão silenciosa que são necessários ouvidos muito treinados para ouvi-la.

Não é como um ruído, é como o silêncio. O som interior é silencioso; a forma interior não tem forma. Não tem tempo nem espaço e tudo o que você conhece está no espaço ou no tempo, e atualmente os físicos dizem que essas duas coisas, na realidade, não são duas: o tempo é apenas a quarta dimensão do espaço.

Você só conhece tempo e espaço; o mundo das coisas e dos eventos. Não conhece o mundo da auto-observação. Está além de ambos, não está confinado a nenhum espaço ou tempo. A duração existe, mas sem tempo; o espaço existe, mas sem altura, largura ou volume — é um mundo totalmente diferente.

Será preciso acostumar-se com ele, portanto não se impaciente — impaciência é a maior barreira. Percebi que quando as pessoas começam a trabalhar em direção ao ser interno, a maior barreira é a impaciência. É necessária uma paciência infinita. Pode acontecer no momento seguinte, mas a paciência infinita é necessária.

Se você for impaciente, talvez aconteça durante vidas, porque a própria impaciência não lhe permitirá o repouso, a tranquilidade da qual Jesus fala. Até mesmo uma pequena expectativa será um distúrbio. Se estiver pensando que alguma coisa irá acontecer, alguma coisa extraordinária, então nada acontecerá. Se estiver esperando que a iluminação aconteça, perderá. Não tenha expectativas! Todas elas pertencem ao mundo da morte, à dimensão do tempo e do espaço.

Nenhuma meta pertence ao interior. Não há outro meio para isso, a não ser esperar, com uma paciência infinita. Jesus disse: "Observe e tenha paciência." E um dia, de repente, estará iluminado. Um dia, quando a afinação certa acontecer, quando estiver pronto, de repente, estará iluminado. Toda a escuridão desaparecerá e você estará repleto de vida, de vida eterna, a qual nunca morrerá.

Osho, em "A Semente de Mostarda"
Imagem por Amy Bonner

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Adrenalina

Particularmente, sou uma pessoa que gosta muito de adrenalina; mas me refiro a adrenalinas específicas: aquela que a altura traz, ou aquela que vem quando você esta' remando num bote e avista uma longa queda d'a'gua, ou outra que vinha na adolescência quando eu saia escondido dos meus pais com meu namoradinho... entre outras milhões que poderia citar aqui.
Só' que hoje descobri uma nova! E essas descobertas aos 29 anos de idade são ainda mais preciosas por serem mais raras: dirigir! Haha, sim, isso mesmo.

Bem, eu tirei carta ano passado apenas.. e em São Paulo não tive muitas chances para desempenhar meu sucesso, haha. O que importa nessa altura e' que aqui nos Estados Unidos, estou tendo e terei de sobra essa oportunidade - o que me felicita bastante hoje em dia.
E já' fui ousada! Em 20 minutos dando voltas no quarteirão, peguei a 95 (estrada que corta os USA do sul ao norte) e dirigi por uns 20/30 minutos indo de Boca Raton a West Palm Beach! Ho ho =p
E não, não matei ninguém Nem um pássaro, nem um pato, nem um ramister - todos tem aos montes por aqui. Chegamos todos bem seguros ao destino final =))

Ok.. e hoje fiquei refletindo sobre essa adrenalina que tanto sinto bem vinda.
O que me faz gostar tanto disso? Me parece que e' o fato de me sentir viva, de sentir meu coração vibrar intensamente, de não conseguir pensar em nada mais nesses minutos... de conseguir estar 100% consciente, presente, por 'as vezes apenas alguns segundos......
Essas situações fazem todos os 'eus' fragmentados aqui dentro se unirem em um só e posso simplesmente confiar inteiramente no que sou. Tenho a percepção de que tudo - o que esta' fora e o que esta' dentro - se tornar uma única coisa, que caminha de forma plena e tranquila. E acredito eu, que seja exatamente isso que ira' acontecer quando conseguir realizar qualquer tarefa estando totalmente presente.
Mas por enquanto, que estou nessa busca, essas situações de adrenalina são como vislumbres e servem como algo paliativo para sessar um pouco esse sofrimento que ainda deixo meu ego impor na minha vida. Agora, a 2a etapa, e' procurar manter essa sensação quando estiver no volante sem torná-la automática.
E que -muito - bom que descobri mais uma forma de sentir um pouquinho, do que almejo de forma ininterrupta... ajuda a ficar ainda mais claro o porque de isso tudo - a bela vida. =)




sábado, 25 de setembro de 2010

Várias versões

Quando olho essa montagem, constato o quanto nosso corpo físico e' alterado inúmeras vezes durante alguns - poucos - anos. Algumas épocas estava com cabelão e outras raras com cabelo curto; 'as vezes com cabelo preto original, outras com ele vermelho ou rosa.. umas bronzeada, ademais branquelinha; algumas estava magra, já' outras gordinha... e assim e' ate' hoje, o corpo físico muda e logo percebemos; e' visível aos nossos olhos, a esses olhos que olham para fora... e dessa forma fica muito simples de perceber cada mudança quando ela ocorre.

Mas então paro para avaliar... o quão presente estive também em minha vida, enquanto as mudanças internas aconteciam? Quantas vezes consegui constatar no momento em que acontecia, situações de raiva, angustia, ilusão, medo...? Ou então, quantas vezes estive presente no meu Presente, enquanto desfrutava a companhia de um amigo, ouvia uma bela musica, praticava um bom esporte... que são coisas que me incitam bons sentimentos, mas que nem assim, conseguia deixar de pensar na conta a pagar, na discussão com meu chefe ou se ia chover no final de semana??!
Fomos educados para colocarmos nossa atenção para fora, para o externo. Tanta coisa tão importante acontece dentro de nós todo o tempo e não conseguimos parar nem por 2 minutos para prestar atenção, para estar presente, para estar consciente.

Não quero perder mais nada em minha vida. Quero aumentar a cada dia meu esforço para deixar a inconsciência ir embora e conseguir viver de forma atenta todos os momentos que vierem. Quero deixar de esperar por algo - seja o que for! - e através dessa Presença, encontrar a Felicidade plena.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aqui e Agora

Em minha primeira postagem, quero falar de algo que venho descobrindo mais a cada dia: O poder que temos quando estamos completamente presentes no Presente, no Aqui e Agora.
Existe algo que acontece, como um insight dentro de ti, onde toda sua vida, tudo em volta parece se entrelaçar e fazer um sentido absoluto. Chega ao fim a ilusão do tempo, do espaço e consequentemente, chega ao fim também o sofrimento - seja de qual tipo for.

Em contrapartida, nasce dentro de nós uma beleza ao mesmo tempo forte e singela. E' uma tranquilidade a seu respeito e de onde você esta'. E' uma alegria profunda, que não necessita de motivos externos para existir.
Isso e' o que poderíamos chamar de "Estado de presença", algo que encontramos somente quando estamos completamente conscientes.
Seja o que for que vá' fazer, faça completamente presente; seja tomar um banho, lavar uma louca ou exercer seu trabalho. O que importa e' estar de "corpo e alma" no que escolher desempenhar nesse momento.

A inconsciência e' sempre relacionada, de algum modo, com a negação do Agora. O Agora, naturalmente também implica o Aqui. Você esta' resistindo ao Aqui e Agora? Algumas pessoas prefeririam estar em outro lugar. O Aqui delas nunca e' suficientemente bom. Observe-se e perceba se isso acontece com sua vida. Onde quer que esteja, esteja lá' por inteiro. Se você acha insuportável seu Aqui e Agora, e isso lhe faz infeliz, há' três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora; depois arque com as consequencias. Sem desculpas. Sem negatividade. Sem poluição no seu Ser - mantenha limpo seu espaço interior.
Desse jeito você elimina o medo de sua vida... e eliminando o medo, quase todos seus sofrimentos serão dissolvidos.


Essa e' a forma mais real que encontrei ate' hoje para sentir meu coração vibrar - porque isso não e' paliativo. Mas ainda sim, enquanto vivemos de forma inconsciente, os métodos paliativos são muito bem vindos.

Isso tudo não se consegue de uma hora para outra. Precisamos reprogramar muitos de nossos hábitos.. começando por nossa mente, que funciona de forma ininterrupta nos dando a nítida sensação de que somos ela; mas isso e' mais uma ilusão, pois ela precisa funcionar apenas quando necessitarmos da mesma. E o hábito de se colocar presente em todas as situações, faz com que a mente sesse aos poucos... o que faz gastarmos menos energia com coisas que não podemos solucionar no momento por fazerem parte do passado ou do futuro, e consequentemente, faz sobrar-nos mais energia para o que e' realmente importante.

E' algo que precisamos decidir fazer e praticar todos os dias, todos os momentos. O que eu tenho hoje, são por enquanto pequenos flashes dessa plenitude, mas que venho sentindo dia apos dia, aumentar consideravelmente... proporcionando muito mais momentos onde sinto meu coração vibrando.

Bem, esse assunto sera' abordado muitas e muitas vezes por aqui. A cada novo insight, nova postagem. E dessa forma pretendo puxar para frente e para cima toda energia alheia que puder. As pessoas precisam começar a sair com maior rapidez do sono profundo as quais vivem; e espero assim, achar também pessoas as quais me ajudem a despertar cada dia mais.

Obrigada ;)